Acer e ViewSonic pagarão royalties à Microsoft por terminais Android

0

A Microsoft conseguiu mais uma vitória contra o Google na guerra entre sistemas operacionais móveis: os fabricantes Acer e ViewSonic concordaram em pagar-lhe royalties por cada aparelho que produzirem com Android. Embora esse sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google seja conceitualmente aberto e gratuito, a Microsoft argumenta que ele infringe algumas de suas patentes. Em vez de processar diretamente o Google, a desenvolvedora do Windows tem preferido negociar diretamente com os fabricantes. Além da Acer e da ViewSonic, conseguiu acordo similar com a HTC, meses atrás. E há rumores de que estaria negociando com a Samsung com a mesma finalidade. Não é sabido exatamente quanto cada um está pagando à Microsoft por terminal com Android, mas estima-se que seja algo próximo a US$ 10. As informações são do site Rethink Wireless.

Análise

O movimento da Microsoft de pedir royalties pelo uso do Android não visa apenas gerar uma receita extra para seus cofres. Na verdade, faz parte de uma estratégia maior, cujo objetivo é tirar do sistema operacional móvel do Google uma de suas principais vantagens: a gratuidade. Assim, fortalece o Windows Phone como opção de OS no mercado.

À exceção da HTC, que é parceira de longa data da Microsoft, as vitórias da empresa nessa guerra foram contra players relativamente pequenos no mundo dos dispositivos móveis. O que deve estabelecer definitivamente um paradigma daqui em diante será o resultado das negociações com a Samsung. Como a fabricante sul-coreana é uma parceira no Windows Phone, é provável que cheguem a um acordo de pagamento de royalties com desconto. O mesmo não deve acontecer com a Motorola Mobility, ainda mais depois de ter sido comprada pelo Google. Neste caso, o mais provável é que a disputa seja decidida nos tribunais.

Enquanto isso, é aguardado o momento em que o Google entrará nessa briga de patentes da indústria móvel abrindo ações judiciais resguardadas pelas patentes da Motorola, o que talvez freie o apetite da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.