Hospital torna mais ágil atendimento e relacionamento com cliente

0

Em março de 2008, o Hospital Ana Costa Saúde, instituição da rede particular de Santos e Baixada Santista, reestruturou sua Central de Atendimento ao Cliente – CAC, trocando o controle registrado em planilha Excel – já obsoleto e de difícil localização do histórico de pacientes – pela solução CV/CRM, da Consumer Voice, para acabar com a demora no atendimento ao cliente ou na resposta para o contato.

A solução foi escolhida após uma pesquisa de mercado que levou em conta a necessidade de retomar a agilidade na emissão de respostas e no atendimento aos pacientes do hospital. O CV/CRM foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com os clientes da instituição. O software da Consumer Voice garantiu ao Ana Costa maior controle sobre as manifestações de pacientes no que diz respeito aos aspectos da rotina hospitalar, desde a percepção e satisfação quanto ao atendimento médico e da equipe de saúde, bem como em relação às instalações e demais serviços prestados durante a permanência, como serviço de alimentação, hotelaria, recepção, e outros serviços. A solução substituiu um sistema próprio de planilhas para cadastro de todos os usuários do hospital e onde todas as avaliações, sugestões e reclamações eram registradas. Com a implantação do sistema, a área de relacionamento com o público atendido pelo hospital somou, além da praticidade e segurança de dados, a estratégia de gestão de informação e relacionamento com o cliente.

Segundo a diretoria da entidade, são realizados por volta de 1200 contatos por mês, sendo que em média 16% são referentes a reclamações dos pacientes. Esse número é maior nos meses de alta temporada na baixada santista, quando aumentam os atendimentos. Os pacientes podem acessar o CAC para expor sua opinião, quando são procurados pelos profissionais do atendimento ao cliente para preencher a pesquisa nos leitos, ou quando procuram a área de assistência social do hospital.

Benefícios

A partir da instalação do aplicativo, assim como o processo de CRM estruturado em paralelo, o CAC registra diariamente um panorama do pós-atendimento do hospital, o que permite também gerenciar os contratos com os fornecedores e prestadores de serviços terceirizados de alimentação, hotelaria, manutenção de leitos, entre outros, a partir de pesquisas de satisfação com seus usuários.

O controle permite ao hospital cobrar os acordos de nível de serviços (SLAs) estabelecidos nos contratos com as empresas prestadoras de serviços. Também pode ser mensurado o grau de satisfação com os membros da equipe médica, com registro sobre atrasos, tempo de duração das consultas, qualidade da anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial do diagnóstico), ou simplesmente deixar um elogio ou crítica pelo atendimento recebido. Para o hospital, o maior benefício gerado pela solução é a capacidade de ter uma visão global dos processos relacionados ao atendimento e ao pós-atendimento de pacientes, com agilidade e confiabilidade. Segundo Marisa Fernandes de Almeida, coordenadora administrativa do Ana Costa Saúde, o Hospital agora monitora com mais agilidade as respostas referentes a não conformidades relatadas pelos pacientes e seus acompanhantes

 “Os relatórios gerados pelo sistema possibilitam estabelecer um plano de ação junto às áreas responsáveis pelas demandas apontadas, bem como monitorar a efetividade destas ações”, relata. A Consumer Voice fornece assistência necessária para a melhor utilização do aplicativo, assim como consultoria para a gestão inteligente das informações. A solução está integrada ao sistema de gestão utilizado pelo Ana Costa e abrange a área de cadastro de pacientes, saúde financeira e movimentação de pacientes.

Acompanhamento

Além do CAC, acessam os dados de CRM, gerentes e diretores da instituição, que agora conseguem acompanhar de perto todas as informações através da tela de seus computadores. O CVCRM também é utilizado para aplicação de pesquisas sobre a doação de sangue. Recentemente, a pesquisa foi aplicada a 600 pacientes e abordou a qualidade da alimentação recebida após o processo de doação, o tempo de atendimento, qualidade e atenção prestada pela equipe.

O resultado contribuiu não apenas para a melhoria dos processos internos e melhor atendimento ao cliente, como para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação e que se trata de um ato cívico para beneficio de toda comunidade. A coordenadora não informa os valores do investimento realizado para adquirir o sistema, mas enfatiza que foram muito bem feitos, pois os processos da instituição estão mais organizados, o que trás melhorias tanto no atendimento aos pacientes quanto na parte administrativa, e anuncia que mais modernizações chegarão ainda esse ano no hospital.

Projetos

Para 2011 já está planejado uma série de melhorias. Esse novo plano de ação é fruto do trabalho da parceria entre o Ana Costa e a Consumer Voice, que pretendem atingir a excelência no relacionamento com o cliente, modernizando a tecnologia através do aplicativo 100% Web, inovando o processo com a utilização de ferramentas no mundo digital e aperfeiçoando o conhecimento e capacitação das pessoas via uma maior integração entre as áreas internas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.