Instituto Butantan reduz desperdício de insumos ao otimizar parque de impressão

0

A redução no desperdício de insumos e o controle de gastos foram alguns dos ganhos conquistados pelo Instituto Butantan, centro brasileiro de pesquisa biomédica filiado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desde que adotou, em janeiro, projeto de terceirização de impressão estruturado pela fornecedora de outsourcing de impressão e gestão de documentos Simpress.

O projeto, cujo valor envolvido não foi divulgado, é composto pela terceirização e o gerenciamento de insumos do parque de impressão que atende mais de 2,4 mil funcionários alocados nos 55 prédios da instituição. São 150 equipamentos entre impressoras e multifuncionais instalados em uma área de mais de 80 hectares. São também utilizadas máquinas plotters na impressão de plantas para construção civil nos tamanhos A0 e A3.

Dentre as soluções utilizadas pelo Instituto Butantan está o software Simpress On Site (SOS), que é capaz de realizar a coleta de contadores e de outras informações dos equipamentos de impressão de forma ágil, confiável e segura. A partir dele que, inclusive, o Instituto conseguiu passar a mensurar o volume mensal de páginas impressas (370 mil, em média).

Com a solução Follow-You Print, foi possível reduzir o desperdício de páginas impressas. Com um RFID – identificador por radiofrequência – implantado no cartão funcional, o usuário garante a liberação dos documentos. Ao aproximá-lo do sensor instalado em qualquer uma das máquinas da rede, é realizada a identificação e autorizada a impressão da página, conseguindo mensurar de onde estão saindo o maior número de gastos.

"Antes tínhamos o dobro de equipamentos no parque de impressão, porém não conseguíamos manter todos em funcionamento. Tínhamos equipamentos de várias marcas e modelos, o que dificultava a manutenção das impressoras, a compra de insumos e prevenção do desperdício", diz Roberto Citrangulo, gerente de TI do Instituto Butantan. "Com o apoio da Simpress conseguimos diminuir o desperdício de insumos e controlar os gastos por departamentos", acrescenta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.