Publicado decreto que oficializa desoneração de smartphones até 2018

0

A alíquota zero de PIS e Cofins sobre a receita bruta de vendas no varejo de smartphones produzidos no país foi prorrogada pelo governo federal até 31 de dezembro de 2018. A novidade foi incluída na Medida Provisória 656, publicada dia 8 de outubro, no Diário Oficial da União. Por enquanto, segue valendo o regulamento atual, que concede a desoneração apenas a aparelhos com preço final de até R$ 1,5 mil e que tenham conectividade 3G. Uma das contrapartidas exigidas é que os aparelhos tragam embarcados ou pelo menos indicados em um link para download uma lista de 50 apps nacionais a partir de 1º de dezembro deste ano.

Análise

A inclusão dos smartphones na Lei do Bem contribuiu decisivamente para o aumento das vendas desses produtos no País. Hoje, cerca de 70% dos celulares comercializados no Brasil são smartphones. A exigência de conteúdo nacional, por sua vez, está ajudando a fomentar a indústria nacional de desenvolvimento móvel.

Resta saber se haverá alguma atualização da regulamentação da lei, que instituiu alguns pré-requisitos básicos, como a conectividade 3G e o preço máximo de R$ 1,5 mil. Talvez fosse uma boa oportunidade para se promover o 4G e estimular uma queda no preço dos aparelhos com essa tecnologia, além de criar novas exigências que fomentem ainda mais o desenvolvimento local de apps móveis.

A prorrogação da desoneração de smartphones, assim como de tablets e computadores, havia sido anunciada pelo Ministério da Fazenda em agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.