Qualcomm anuncia primeiro chip para servidores e entra na briga direta com Intel

0

Líder mundial na fabricação de chips para dispositivos móveis, a Qualcomm vai entrar na briga pelo mercado de microprocessadores para servidores, hoje dominado pela Intel. O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior da companhia, Anand Chandrasekher, na quinta-feira, 8, durante evento em San Francisco, na Califórnia, no qual mostrou o primeiro chip projetado por ela para computadores que controlam redes corporativas e funcionam como a espinha dorsal da internet.

Já em fase de pré-produção e disponível para testes por clientes e parceiros de negócios, o chip contém 24 núcleos de processamento e vai equipar servidores voltados para os mercados de data center de baixa potência e de computação em nuvem.

A Qualcomm está tentando oferecer uma alternativa para os processadores Intel para servidores de grandes data centers que fornecem computação através da internet, incluindo Google, Amazon.com e Facebook. Essas empresas utilizam seus próprios servidores, adquirindo-os diretamente dos chamados ODMs (original design manufacturer), montadoras de computadores que produzem equipamentos sob encomenda para outras empresas, a preços mais acessíveis que os de marcas consagradas, para executar software desenvolvido in-house.

Segundo Chandrasekher, essas montadoras são candidatas naturais a fornecedores alternativos, até porque são responsáveis por uma parcela cada vez maior do mercado de chips para servidores. "Não há uma alternativa real para eles neste momento", disse ele à Bloomberg. "Este é um bom momento para um novo fornecedor entrar."

Ampliando parcerias

A Qualcomm também anunciou parcerias com as fabricantes de chips Xilinx e a Mellanox Technologies. Ela estima que o novo mercado pode apresentar uma oportunidade de negócios de US$ 15 bilhões até 2020.

Na realidade, a diversificação do portfólio decorre do fato de o mercado de chips para dispositivos móveis estar enfrentando uma concorrência mais acirrada, tanto de pequenas empresas chinesas como a MediaTek até de gigantes como a Apple e a Samsung Electronics, que produzem seus próprios chips para smartphones.

Um sintoma imediato dessa concorrência é que a Qualcomm deve anunciar a sua primeira queda anual de vendas, desde 2009. O CEO Steve Mollenkopf está apostando em áreas fora da telefonia móvel para fazer a empresa crescer. Ele alega que os chips móveis já têm aplicações para quase tudo, desde carros a servidores, e, portanto, é preciso diversificar o portfólio.

O desafio para ir atrás desse lucrativo segmento de mercado, no entanto, não é pequeno, segundo analistas. Ao assumir um adversário como a Intel, que costuma esmagar seus pretensos concorrentes, a Qualcom sabe que não terá vida fácil. Apenas para se ter uma ideia, no segundo trimestre deste ano, a Intel obteveteve 99% do mercado de microprocessadores para servidores.

A Qualcomm está comprometida a gastar o suficiente para entrar no mercado de servidores e sabe que o retorno sobre os investimentos vai levar tempo, disse o presidente Derek Aberle, durante o evento. "Vai levar vários anos de investimento significativo, antes de vermos o retorno", disse ele. "Nós somos uma das poucas empresas que podem entrar no mercado de chip para servidores e entregar o que o as empresas necessitam."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.