TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Datora estuda entrar nos mercados de 5G e LPWA

Postado em: 09/10/2018, às 21:32 por Redação

O grupo Datora comemora 25 anos e projeta mais novidades ao mercado de telecomunicação. A companhia anuncia sua instalação no Vale do Silício (EUA) e planeja entrada em novas tecnologias, entre elas a 5G e a LPWA (Low Power Wide Area Networks). Apenas no primeiro semestre deste ano a Datora Mobile, operação móvel do grupo, obteve crescimento de 40% em faturamento e aumento de 70% na base de novos clientes.

A companhia é uma multinacional brasileira com filiais na Suécia, Espanha, EUA, Guatemala, Argentina e Colômbia conectando mais de 1200 empresas nacionais e internacionais de diferentes setores. Por meio de sua unidade Datora Mobile é a operadora MVNO das marcas Vodafone e British Telecom (BT) no país.

O nome Datora é formado pelas iniciais dos três irmãos Fuchs (Daniel (foto), Tomas e Raul), que ainda jovens conheceram a tecnologia de voz sobre IP (VoIP), sendo os percursores dessa inovação na América Latina. Atualmente a organização é especialista nos segmentos de atacado de telefonia, Internet das Coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M).

A história do grupo teve início em 1993 como uma franquia de escola de informática, depois se transformou em atacadista de computadores. Foi o primeiro a prover transmissão de voz por pacotes (VoIP) na América Latina e mais uma vez modernizou essa estrutura, provendo serviços de transporte de voz internacional. Atualmente, mais de meio bilhão de minutos trafegam mensalmente pela rede Datora.

Seguindo sua trajetória empreendedora, o grupo também foi pioneiro no segmento de Rede Virtual Móvel (MVNO), sendo a primeira autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, a companhia possui três MVNOs credenciadas e já em funcionamento, a Fonelight, a Vodafone e a British Telecom, que atendem praticamente todo o segmento de conectividade e IoT. Além disso, outros parceiros estão em fase de prospecção e testes. A empresa segue prospectando novas MVNOs para lançar no mercado.

Em 2013, a parceria para ser representante exclusiva da Vodafone no Brasil possibilitou à Datora Mobile o desenvolvimento de projetos de conectividade no segmento de IoT no Brasil, um deles o SIM transformation, que dispensa a necessidade de troca de Sim Card (chip) quando um veículo ou equipamento chega ao país. O chip automaticamente transforma para um servidor local, gerando grandes ganhos operacionais aos fornecedores dos aparelhos e aos clientes.

A estratégia de inovação do Grupo prevê o desenvolvimento de novos canais de venda, plataformas de gestão e soluções de IoT. Também planeja aumentar os investimentos em seu core de Rede, o primeiro em nuvem com capacidade para suportar até cinco milhões de Sim Cards.

A Datora foi eleita uma das 30 empresas destaque em tecnologia em 2018, pela revista americana The Silicon Reviews. Contribuem com a publicação empresários e profissionais de tecnologia e da área de negócios, entre CEOs, CIOs, CTOs, VPs e gerentes de TI. A revista publicou um texto no qual conta a trajetória da Datora até se tornar uma das maiores empresas de telecomunicação no país.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/09/10/2018/datora-estuda-entrar-nos-mercados-de-5g-e-lpwa/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial