CDMA 2000 já tem mais de 200 milhões de usuários, diz CDG

0

O CDMA Development Group (CDG) divulgou estudo mostrando que a base mundial de usuários CDMA2000 ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários até setembro deste ano. De acordo com a associação, a base de assinantes de 1xEV-DO conquistou 18 milhões de novos usuários, o que coloca o padrão 3G à frente do seu concorrente, o WCDMA, cuja base de usuários hoje é de aproximadamente 35 milhões.

Para o CDG, o CDMA2000 está liderando o crescimento global da tecnologia CDMA, cuja base totaliza 286 milhões de usuários, o que representa um aumento de 26% em relação ao último ano. Hoje em dia, segundo a associação, aproximadamente 70% dos usuários de CDMA já têm acesso aos serviços 3G.

?Ao analisar os últimos cinco anos de implementações, percebe-se que o CDMA vem tendo uma expansão muito mais rápida do que qualquer outra tecnologia, inclusive GSM e WCDMA. A tecnologia CDMA2000 consolidou-se como a tecnologia 3G mais bem-sucedida do mundo, uma vez que liderou a indústria durante a evolução para serviços de dados e, atualmente, para serviços de banda larga móvel?, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG.

Ainda de acordo com dados do CDG, o CDMA2000 detém 85% do mercado mundial de 3G e conquista cerca de 15 milhões de novos clientes a cada trimestre ? três vezes mais do que o WCDMA. O padrão está disponível em 61 países de todo o mundo e tem gerado resultados significativos nos mercados onde é implementado. Na Ásia, com 92 milhões de clientes, o padrão detém 12% de participação de mercado. Já na América do Norte, a base totaliza 77 milhões de usuários e representa 35% de market share, enquanto na América Latina já conta com 15 milhões de clientes e possui 7% de participação no mercado.

A soma do total de usuários cdmaOne e CDMA2000, de mais os 15,5 milhões de clientes adicionados no terceiro trimestre de 2005, totalizam uma base mundial de 285,7 milhões usuários CDMA, segundo o CDG. Isso representa uma média de 60 milhões de novos usuários conquistados por ano e crescimento médio anual de 26%. A região da Ásia-Pacífico continua sendo a líder, com 125 milhões de usuários CDMA e crescimento anual de 30%. Na América do Norte, o CDMA possui 102,6 milhões de clientes e 48% de participação no mercado de telefonia móvel. Já América Latina e Caribe continuam a ser as regiões com maior índice de crescimento da tecnologia com 53,4 milhões de usuários, crescimento anual de 37% e participação de mercado de 25%.

Segundo projeções do CDG, até o fim deste ano, a base de assinantes CDMA vai superar a marca de 300 milhões e o CDMA2000 chegará aos 220 milhões de clientes, sendo que 20 milhões serão usuários de 1xEV-DO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.