BRQ e IBM firmam parceria para apoiar pesquisa científica

0

A BRQ, empresa de serviços de TI, é a mais nova integrante do World Community Grid (WCG), uma comunidade sem fins lucrativos, apoiada pela IBM, que realiza pesquisas nas áreas de saúde e meio ambiente. Com a filiação ao WCG, a rede de computadores da BRQ passará a auxiliar na computação em grade ? ou grid computing.

O WCG (www.worldcommunitygrid.org) é um projeto mundial que utiliza a capacidade ociosa dos computadores em pesquisas científicas relacionadas à saúde e a questões biológicas e ambientais. Aproveitando o tempo ocioso dos computadores de milhões de residências, escolas e escritórios, o WCG estabelece uma infra-estrutura flexível e permanente de forma que qualquer pessoa possa doar poder computacional quando não está utilizando a máquina.

Essa infra-estrutura oferece aos pesquisadores uma capacidade computacional disponível para resolver os problemas que afetam a humanidade, criando assim a maior grade de computação pública para pesquisas sobre doenças infecciosas novas e existentes, genoma e outras buscas científicas.

"Ficamos muito satisfeitos em poder ajudar uma instituição que visa a contribuir, por meio de pesquisas, com áreas de interesse comum da BRQ. Estamos honrados por sermos o primeiro parceiro Business Partner Premier da IBM Brasil no World Community Grid", afirmou Benjamin Quadros, presidente da BRQ.

De acordo com Ruth Harada, executiva de cidadania corporativa da IBM Brasil, a parceria com a BRQ visa fortalecer a cadeia de valores da IBM. "Essa é a primeira aliança de muitas em cidadania corporativa. Esse trabalho em conjunto com empresas como a BRQ deve multiplicar os resultados da pesquisa científica do WCG de maneira muito positiva", avalia.

Em novembro de 2006, a primeira pesquisa brasileira foi submetida para participar do projeto. Trata-se de uma pesquisa de comparação de genomas, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz. Outras três pesquisas desenvolvidas nos EUA e relacionadas aos tratamentos da Aids, dengue e ao estudo da proteína humana, também fazem parte do World Community Grid.

Ruth diz que é importante ressaltar que o WCG é seguro, não oferecendo riscos à rede, é gratuito e fácil de instalar e utilizar. ?Para ter acesso, basta fazer o download e a instalação de um software gratuito, leve e seguro em seus computadores.? O programa é responsável, sozinho, por fazer as requisições de tarefas. Quando ociosos, os computadores solicitam dados ao servidor do WCG, iniciam o processamento dos cálculos que fazem parte da pesquisa, devolvem para o servidor e solicitam novos dados para um novo trabalho.

O WCG foi criado sobre uma infra-estrutura e suporte IBM, assim como o software da United Devices, e se caracteriza por um conselho consultivo composto de especialistas internacionais famosos em ciências ligadas à saúde, tecnologia e filantropia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.