Comunicação unificada da Microsoft chega ao Brasil

0

A nova plataforma para comunicação unificada da Microsoft, recém-anunciada nos Estados Unidos, já está disponível no mercado brasileiro através da rede de parceiros autorizados. A informação é do gerente de produtos e soluções Office da Microsoft Brasil, Alessandro Belgamo, acrescentado que a economia gerada através do uso de VoIP poderá significar economia entre 25% e 30% dos custos de comunicação das empresas.

?Além disso, a empresa não precisar remodelar sua rede, preserva os investimos dos clientes, e pode ser adotado mesmo por quem tenha PABX analógico, já que existe um appliance que faz a conversão para o protocolo IP. Para quem já possuiu um PABX IP, as aplicações usam o protocolo SIP?, acrescenta.

A Microsoft fez parceria com de 90% dos fornecedores mundiais de PABX do mercado, inclusive alguns brasileiros, e já conta com 70 profissionais treinados de 30 revendas autorizadas aptos a instalar a solução. Ela deve anunciar em breve, novas parcerias com tradicionais empresas integradoras de telefonia.

Com essa iniciativa, a Microsoft acredita que a telefonia tradicional, analógica, está se transformando em software. Por isso defende a necessidade dos profissionais de gerenciamento de rede de dados e telecomunicações ter a visão de uma única plataforma de gerenciamento de ambiente da empresa.

A Indiana Seguros, no início de outubro, demorou menos de uma semana para instalar o Communications Server e o Live Meeting, pois já é um cliente experiente no uso da plataforma Microsoft e já disponibilizou as aplicações numa primeira fase para 40 usuários, entre profissionais da área técnica e gerentes de negócio.

Luiz Eduardo Guimarães, gerente de Infra-estrutura de Tecnologia da seguradora, explica que os recursos mais sofisticados, como videoconferência e integração com notebooks e celulares, estarão disponíveis para entre 75 e 100 usuários responsáveis pela gestão dos corretores de seguros, espalhados por 12 escritórios regionais. A empresa tem cerca de 500 funcionários e investe R$ 10 milhões por ano em TI.

Além da Indiana, Bradesco, Itaú BBA, Net e Aneel também estão implantando a solução de comunicação unificada.A Votorantim está em fase de testes.De acordo com Belgamo, o custo da solução é baseado por licença do servidor e número de terminais ou funcionários, por isso depende de um estudo de caso a caso, além de contar de ter o Outlook e o Exchange Server 2007.

O RoundTable, uma câmera 360 graus, que captura uma vista panorâmica e que permite a realização de uma videoconferência com seis participantes simultâneos, capta o som o direciona a imagem automaticamente do apresentador que está falando no momento. Ele já foi lançado em 10 países. No Brasil está processo de homologação na Anatel e na fase de preparação dos canais de venda, com previsão de chegar ao mercado em 2008.

Outra novidade que deve chegar em breve é o Office Live Workspace, um serviço gratuito, em fase de beta teste fechado, que disponibilizará espaço para armazenamento de até mil documentos do Office. Em janeiro ou fevereiro está em beta público. É novo serviço, independente do armazenamento de disco do Hotmail.

Lançamento

Os lançamentos anunciados nesta sexta-feira incluem o MS Office Communications Server 2007, software que faz as ligações VoIP, vídeo mensagens instantâneas e conferências. Além do Office, ele também fará parte dos pacotes Dynamics ERP e CRM, com previsão até junho do próximo ano.

Também o MS Office Comunicator 2007, para que funciona no telefone comum, celular, navegadores WEB, mensagens instantâneas e comunicações por vídeo em PC. O MS Live Meeting é um serviço de conferência web que possibilita a realização de reuniões, compartilhamento de documento, uso de vídeo e gravação de discussão a partir de qualquer computador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.