Rede Energia investe em solução gestão de infraestrutura

0

A Autodesk, companhia de software 2D e 3D para os segmentos de design; engenharia e entretenimento, anunciou que a Rede Energia, um dos maiores grupos empresariais privados do setor energético brasileiro, está investindo na adoção do software Autodesk Topobase, solução para gestão técnica de infraestrutura.
A aquisição veio auxiliar a Rede Energia no desafio de preparar oito de suas distribuidoras para a implantação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, norma estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em junho deste ano para o setor.
O projeto, que está sendo conduzido pela empresa de consultoria Elucid, inclui a atualização do cadastro técnico das empresas do grupo e o levantamento em campo dos ativos da companhia para posterior atualização no sistema de gestão técnica. A Rede Energia serve atualmente um terço do território brasileiro por meio de suas distribuidoras nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, atendendo mais de 16 milhões de pessoas , e é pioneira na utilização do Topobase no setor elétrico brasileiro.
A tecnologia também será empregada para que a empresa possa confrontar as posições georreferenciadas de toda sua rede, incluindo postes e transformadores. Isso significa que os trabalhadores em campo – uma equipe de cerca de 400 pessoas – utilizará tecnologia de ponta, como coletores com GPS, para verificar se os itens presentes no cadastro atualmente correspondem à realidade. Estes dados são exportados para o software Autodesk Topobase e, posteriormente, migrados para o sistema de gestão técnica.
O sistema de gestão técnica, por sua vez, será utilizado para auxiliar no gerenciamento e operação de toda a rede de distribuição, realizando a gestão de manutenção e de processos de obras, georreferenciamento, cadastro de consumidores, além de simulações e cálculos elétricos. Já a tecnologia Autodesk Topo base ficará responsável pelo mapeamento de toda a rede, identificando postes de luz, transformadores e outros pontos relevantes para a gestão dos ativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.