Crise de liderança dificulta uso da tecnologia na gestão pública, diz CEO da IBM

0

Prestes a se aposentar e deixar a IBM, o CEO Sam Palmisano esteve no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 9, em evento sobre cidades inteligentes realizado pela IBM, e defendeu que os líderes políticos enfrentam uma crise de identidade e gestão, que dificulta a adoção de sistemas de TI na gestão pública. Com isso, os projetos de sustentabilidade e otimização dos fluxos urbanos não são levados adiante quando implantados.

“Em primeiro lugar, os líderes não possuem ideologias. Eles querem as coisas feitas”, explicou Palmisano, enfatizando que o pragmatismo leva governantes a pensarem no curto prazo e, com isso, deixarem soluções inteligentes de lado. Dentre os 2 mil projetos da IBM focados na melhoria urbana, ele exemplificou que algumas cidades são exemplos em determinadas áreas, mas nunca em sistemas integrados que conseguem efetividade para melhorar a capacidade da cidade como um todo, em diversos aspectos.

Segundo Palmisano, isso acontece porque “as cidades se apaixonam por si mesmas” e deixam de lado a evolução e integração da TI de forma mais ampla na administração pública para perpetuar mudanças. Pode-se dizer que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), deixou isso implícito em seu discurso ao falar do Centro de Operações Rio (COR), que monitora a cidade ininterruptamente para atendimento preventivo de ocorrências. “Quando vejo realizações como o COR, tenho vontade de permanecer muitos anos na prefeitura”, disse.

Para reverter este cenário, Palmisano defende o foco deve ser pensamento a longo prazo e no legado que um esforço maior pode deixar às cidades, especialmente em países emergentes. “Há cem anos, tínhamos 16 cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Hoje, são 450, sendo 66 ma América Latina”, destacou o executivo, mostrando que o crescimento das cidades, especialmente nos mercados em ascensão, irá demandar soluções tecnológicas para resolver problemas sociais.

Para ele, projetos bem-sucedidos devem seguir o conceito de “sistema de sistemas”, ou seja, uma única rede capaz de unir o trabalho e dados de todos os órgãos ligados à administração pública, traduzindo a tecnologia em ações. “O futuro já está aqui, só que mal distribuído”, afirmou Palmisano. “E a tecnologia já existe, só precisamos implantá-la”, completou Paes.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da IBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.