Illinois desenvolve projeto de intercâmbio de informações na área de Saúde

0

O estado de Illinois, nos Estados Unidos, anunciou o próximo estágio do projeto que envolve o desenvolvimento do sistema de dados eletrônicos de saúde, chamado Health Information Exchange. Após um processo de concorrência, o escritório de Tecnologia da Informação para a Saúde optou pela InterSystems para desenvolver a infraestrutura necessária para o sistema. O Exchange irá conectar profissionais da saúde e hospitais eletronicamente, permitindo o intercâmbio seguro dos históricos médicos dos pacientes em todo o estado.

“Construir um sistema de informações eletrônicas de saúde é um grande passo para a transformação da área de saúde e o aprimoramento no atendimento prestado aos pacientes”, afirmou o governador Pat Quinn. “O acesso eletrônico aos dados dos pacientes em todo o estado significa que informações vitais estarão disponíveis, instantaneamente, a médicos e hospitais quando mais precisarem, aprimorando a entrega do serviço de saúde e salvando vidas”, diz.

O desenvolvimento do Illinois Health Information Exchange é financiado por um programa federal estabelecido para possibilitar aos estados assistir aos fornecedores de serviços de saúde e hospitais com o intercâmbio de informações eletrônicas de saúde. Illinois recebeu US$ 18,8 milhões durante quatro anos para desenvolver essa capacidade, e a primeira fase de serviços de intercâmbio deve estar disponível em todo o estado em abril de 2012.

Assim como outros estados norte-americanos, Illinois está participando ativamente do programa realizado pelo governo federal para promover e difundir a adoção e o intercâmbio de informações eletrônicas de saúde. Atrasos em enviar históricos em papel e a dificuldade em armazenar, recuperar e transmitir documentos físicos são fatores que contribuem para a falta de eficiência e a geração de custos desnecessários na saúde. Além de proporcionar um melhor atendimento na saúde, os dados eletrônicos também reduzem a necessidade do preenchimento de formulários redundantes por parte dos pacientes e aumenta o acesso deles aos seus próprios dados de saúde.

“O intercâmbio seguro de informações importantes de pacientes por todo o estado é crítico para aprimorar o atendimento à saúde no estado”, afirma Cheryl Whitaker, autoridade responsável pelo intercâmbio de informações de saúde no estado de Illinois. “Com a mudança do papel para dados eletrônicos estruturados, os médicos terão uma imagem mais abrangente do histórico e das necessidades de cada paciente, o que levará a melhores diagnósticos e tratamentos”.

“Incentivos financeiros oferecidos por meio do Medicare e Medicaid estão levando os fornecedores de serviços e hospitais de Illinois a adotarem o sistema de Prontuário Eletrônico de Saúde em números sem precedentes”, diz Laura Zaremba, diretora do escritório de Tecnologia da Informação para a Saúde do estado. “O Health Information Exchange de Illinois irá ajudá-los a usar esses sistemas para aprimorar a coordenação de saúde e assegurar que as medidas apropriadas de segurança estão no local correto para proteger a privacidade do paciente”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.