McAfee revela divergências em segurança de data centers

0

A McAfee divulga os resultados da Pesquisa de Segurança de Data Center de 2011 realizada pelo Gabriel Consulting Group (GCG), que focou os problemas e as soluções de segurança entre os gestores de data centers, e aponta uma séria desconexão entre percepções e realidade de segurança entre gerentes de segurança de TI.
De acordo com o GCG, a maioria dos entrevistados, 60%, disse acreditar que a segurança é mais sólida do que realmente é, enquanto 22% deles disseram que os gestores estão cientes da realidade da empresa com relação às questões de segurança. “É impressionante que quase dois terços de nossos entrevistados relatem que sua administração está desinformada a respeito da segurança", afirma Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group.
“É necessário que os gestores da área avaliem com profundidade os temas relacionados à segurança de TI. A administração do data center precisa ser franca e honesta ao discutir os pontos fortes e fracos dos seus mecanismos de segurança. Obviamente é muito melhor discutir potenciais problemas de segurança antes que eles sejam expostos", finaliza Olds.
A pesquisa indica que, embora quase metade dos entrevistados acredite que a virtualização e nuvens privadas representem um desafio à segurança, a maioria utiliza as mesmas ferramentas de proteção tanto para o sistema físico quanto para o virtualizado. A abordagem da McAfee para segurança de data centers é baseada na convicção de que avanços em modelos de segurança tradicionais precisam ocorrer por todo o setor a fim de proteger data centers e ambientes de nuvem de forma adequada.
Tanto a arquitetura de computação na nuvem privada quanto a pública dependem do data center virtualizado, para oferecer maior agilidade e expansão nos negócios. O fato de as organizações continuarem a adotar a virtualização e a computação na nuvem faz com que a tecnologia de segurança seja muitas vezes replicada de fontes físicas, resultando em vários obstáculos, como políticas de rede inconsistentes e brechas de segurança.
A análise ainda revelou que cerca da metade dos entrevistados disse que constantemente encontra novas falhas de segurança. Mais de 40% dos entrevistados sentem que o ritmo de segurança de suas empresas está despreparado para lidar com as ameaças virtuais. Aproximadamente 70% dos entrevistados são céticos quanto à segurança de nuvem público e 40% deles  contaram  que a segurança diária não está em conformidade com os padrões exigidos pelas políticas oficiais.
“A mudança para um data center virtualizado exige que as organizações considerem antecipadamente sua abordagem de segurança no ciclo de projeto”, afirma Greg Brown, vice-presidente da Segurança de Rede da McAfee. “O uso de soluções de segurança de rede e sistema ideais para ambientes virtualizados garante a continuidade das operações do data center, sem interferir no desempenho’’.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.