Para especialista, segurança da informação é fator crítico no projeto SPED

0

O projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que inclui a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), expõe as empresas a perigosas brechas de segurança da informação.
A advertência é do professor Roberto Dias Duarte, cofundador da Escola de Negócios Contábeis (ENC) e membro do conselho consultivo da Mastermaq Softwares.
De acordo com o especialista, as brechas de segurança da informação representam o outro lado da moeda do projeto SPED, que proporciona maior velocidade nas operações mercantis, facilita a circulação de cargas e contribui para combate à sonegação fiscal.
“Se a empresa não se proteger, certamente haverá vazamento de dados sigilosos e considerados estratégicos para os negócios. É o sonho dos cibercriminosos, cada vez mais ativos na web”, argumenta.
Pelos seus cálculos, o Brasil tem hoje aproximadamente 700 mil empresas emitindo a NF-e, quase 500 municípios exigindo a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) e 170 mil empresas transmitindo livros contábeis digitais via Escrituração Contábil Digital (ECD).
No próximo ano, diz ele, 1,37 milhão de empresas participarão da Escrituração Fiscal Digital (EFD) do PIS/Cofins, enquanto cerca de 3 milhões de empresas deverão receber e emitir a NF-e.
Na avaliação do professor, a questão da segurança da informação passa por três pilares: tecnologia, conhecimento e comportamento. E o maior custo para que as empresas se adaptem é o humano.
“Quanto menos conhecimento as pessoas têm, mais tempo gastam para executar uma tarefa ou cumprir uma missão – no caso, proteger os dados da empresa”, explica.
Duarte reforça esta ideia demonstrando-a em uma fórmula bem simples: “se o conhecimento sobre o assunto está muito distante da realidade das pessoas, resta a opção de contratar especialistas. Ou seja, o custo é proporcional à ignorância.”
Nesse cenário, o professor considera a virtualização uma alternativa a ser considerada pelas empresas não apenas em processos fiscais e tributários, mas também em termos administrativos.
“O mundo é digital. Os ativos, cada vez mais intangíveis. Foi-se o tempo em que o diferencial competitivo estava nos bens físicos. A importância do capital está migrando do físico para o intelectual, que é composto de software, metodologia, equipes, conhecimento técnico e sobre os clientes”, declara.
“Deixar o capital intelectual exposto é atestado de óbito. E isso não é ficção científica. É pura realidade”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.