UIT pesquisa uso de faixa de 79 GHz para radar em carros

0

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está promovendo estudos para a utilização da faixa de 79 GHz como frequência de banda harmonizada para radar automotivo. A organização estabeleceu nesta semana uma parceria com o 79 GHz Consortium para promover demonstrações sobre as pesquisas com o sistema de curto alcance e alta resolução, que permitirá o monitoramento e controle de tráfego, melhorando a segurança e conforto com recursos de radar em carros como auxílio em manobras, avisos de impacto e de proximidade, e proteção a pedestres.

A faixa entre 77 GHz e 81 GHz foi definida pela Comissão Europeia em 2004 para serviços de radar automotivo de curto alcance (SRR, na sigla em inglês). Em julho de 2011, o 79 GHz Consortium foi lançado para acelerar a estabilização da harmonização mundial da frequência no espaço de espectro. O projeto complementa a decisão da UIT de fazer um grupo de trabalho sobre regulamentações de radiofrequências automotivas, que deverá funcionar em conjunto com a indústria automotiva pelo mundo inteiro. A entidade afirma que o trabalho realizado vai permitir a reguladores terem um ambiente previsível para terem confiança na aplicação do desenvolvimento da faixa de 79 GHz pelo mundo.

O workshop, afirma a UIT, deverá servir também como preparativo da conferência mundial de radiocomunicações da entidade em 2015 e considerar a alocação do espectro de 77,5 GHz a 78 GHz para serviços de radiolocalização. Durante o workshop fabricantes como Audi e Daimler-Benz já mostraram resultados com as plataformas de testes.

No Brasil, a faixa de 78 GHz a 79 GHz é destinada à radiolocalização em caráter primário para pesquisa espacial (do espaço para a Terra), comunicações de radioamador e radioastronomia. Entre 79 GHz e 81 GHz, o espectro está destinado para radioastronomia e radiolocalização. A Anatel considera atribuições de faixas definidas em tratados e acordos internacionais aprovados pela UIT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.