Empresas do Vale do Silício preveem muitas dificuldades com vitória de Donald Trump

0

A vitória eleitoral de Donald Trump à presidência dos EUA é vista como um golpe para o Vale do Silício, por se tratar de um crítico ácido a várias grandes empresas de tecnologia e um defensor de políticas que executivos do setor consideram prejudiciais ao desenvolvimento da indústria.

Durante sua campanha, Trump não estabeleceu um diretriz específica para a política de tecnologia, ao contrário de sua adversária, a democrata Hilary Clinton, que em junho divulgou uma plataforma técnica detalhada que os executivos em geral aplaudiram. A defesa de Trump de controles mais rígidos para imigração e no comércio alarmou a indústria de tecnologia que emprega muitos imigrantes altamente qualificados e tem grande parte dos negócios no exterior.

Trump, que culpou amplamente as elites pelos problemas de muitos americanos descontentes, advoga a tese de que o Vale do Silício gerou empresas que entregaram muito mais lucros e valorização de ações do que empregos para os trabalhadores de classe média. Ele apontou vários grandes nomes da tecnologia durante a campanha e chegou a pedir que os consumidores boicotassem a Apple por ter se recusado a colaborar com o desbloqueio do iPhone de um terrorista alegando questões de privacidade.

O candidato do Partido Republicano chegou a acusar Jeff Bezos de usar o Washington Post, adquirido por ele em 2013, para promover os interesses da Amazon.com, a gigante do varejo online — alegações que o Post e Bezos contestaram veementemente. E, como fez com outras empresas fora do setor de tecnologia, ele alegou que IBM estava tirando empregos de americanos e levando para o exterior.

Trump recebeu escasso apoio público de executivos e empresários de tecnologia proeminentes — a exceção do empreendedor e investidor de risco Peter Thiel. Os republicanos da indústria, incluindo a presidente da HP Enterprise, Meg Whitman, e o presidente da Cisco Systems, John Chambers, declararam apoio a Hilary Clinton.

Um número de executivos de tecnologia e investidores expressaram preocupação com o resultado da eleição na terça-feira, 8, à noite, sendo que o investidor de risco, Shervin Pishevar, chegou a sugerir que a Califórnia deveria se separar dos EUA, segundo o The Wall Street Journal. "Se Trump ganhar, vou financiar uma campanha legítima para que a Califórnia se transforme em uma nação", disse em um post em sua conta do Twitter, à medida que ficava claro que o candidato republicano venceria o pleito.

O setor de tecnologia prosperou sob o presidente Barack Obama. As quatro empresas mais valiosas do mundo — Apple, Google, Microsoft e Amazon — são de tecnologia. A Alphabet, holding do Google, desfrutou de uma relação particularmente estreita com o governo Obama e seu presidente, Eric Schmidt, ajudou no planejamento inicial da campanha de Hilary Clinton.

A companhia também apoiou o ambicioso acordo Transpacífico de Cooperação Econômica entre 12 países, que pretende tornar-se um dos maiores acordos de livre comércio, assinado em outubro de 2015 na Nova Zelândia. O acordo foi um dos alvos centrais da campanha de Trump, embora Hilary também tenha se pronunciado contra o acordo comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.