O Yahoo anunciou nesta quarta-feira, 9, que decidiu suspender seu plano para cisão (spinoff) da participação de 15% que detém no portal chinês Alibaba. O adiamento, segundo analistas, representa um revés nos esforços de recuperação financeira empreendidos pela CEO, Marissa Mayer, e prolonga as incertezas que rondam a empresa, que vem lutando para sobreviver.
O Conselho de Administração do Yahoo, após vários dias de reuniões na semana passada, decidiu se concentrar em um novo plano para desmembrar a empresa e sua participação no Yahoo Japão, criando uma empresa independente, de capital aberto.
A operação, chamada de "reverse spin", poderia livrar os acionistasde ter de pagar bilhões de dólares em impostos, mas a empresa avaliou que esse processo poderia levar mais de um ano para ser concluído, o que aumentaria a probabilidade de um investidor ativista lançar uma "proxy fight" (disputa de votos) para substituir diretores do board da companhia e aprovar uma possível oferta de compra do negócio principal do Yahoo nesse período de tempo.
A Starboard Value, empresa especializada em campanhas de acionistas ativistas, no mês passado, pediu aos acionistas para que pressionassem a empresa a interromper o spinoff no Alibaba e a encontrar um comprador para o seu negócio de internet.
O Yahoo deixou claro durante uma conferência nesta quarta-feira, 9, que não pretende vender a empresa no momento. "Não há nenhuma determinação para vender a empresa ou qualquer parte dela", disse o presidente do Conselho de Administração, Maynard Webb. "Acreditamos que o negócio está subvalorizado."
O executivo acrescentou em entrevista à CNBC que a companhia não está de forma proativa tentando vender a empresa, mas que o "board tem uma obrigação fiduciária de conversar com qualquer pessoa que venha a fazer uma boa oferta". "Continuo convencido de que o Yahoo está em um caminho melhor e no caminho certo", disse.
O negócio principal do Yahoo está diminuindo, mas ainda tem alguns dos serviços mais visitados da web. O Yahoo Mail e Yahoo News, por exemplo, são, coletivamente, o terceiro site mais visitado nos Estados Unidos, com 210 milhões de visitantes em outubro, de acordo com a comScore.
Ao justificar a suspensão do spinoff, Webb disse que a empresa acreditava que a cisão da participação no Alibaba seria isenta de impostos, mas que o parecer desfavorável do Internal Revenue Service (IRS) — a Receita Federal dos EUA — em relação à isenção, "nos deixou preocupados de que a percepção do mercado seria de que haveria um risco fiscal, o que prejudicaria o valor das ações".
A mudança nos planos é um grande revés para Marissa Mayer, que procurou ganhar tempo com os investidores, prometendo desbloquear o valor da participação no Alibaba. Ela enfatizou repetidamente ao longo do ano passado que estava confiante de que poderia completar o spinoff livre do pagmento de impostos. Além disso, a cisão poderia dar tempo para o Yahoo cortar custos e melhorar o foco, a fim de torná-lo mais atraente para um possível comprador.