Satélite sino-brasileiro deve ficar pronto no fim do ano

0

As atividades de integração e testes do satélite sino-brasileiro de recursos terrestres CBERS-2B serão iniciadas ainda neste primeiro trimestre no Laboratório de Integração e Testes (LIT), em São José dos Campos (SP), segundo anunciou nesta terça-feira (10/1) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com lançamento previsto para o fim do ano, a partir de uma base de lançamentos chinesa, o CBERS-2B tem como objetivo garantir que o fornecimento de imagens iniciado em 1999 com o CBERS-1 não seja interrompido.

A vida útil projetada dos satélites CBERS 1, 2 e 2B é de dois anos, e a dos satélites CBERS 3 e 4 é de três anos. O CBERS-1 operou com sucesso até agosto de 2003. Em outubro daquele ano foi lançado o CBERS-2, uma réplica da primeira versão do satélite, atualmente em operação. O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2008, e o do CBERS-4, para 2011.

O CBERS-2B ? semelhante ao seu antecessor, mas com uma nova câmera de alta resolução ? será, segundo os dois países, uma alternativa de baixo custo, na medida em que na sua integração serão utilizados equipamentos e peças remanescentes do CBERS-2, produzidas em duplicata por questões de segurança e contingência.

A participação do Brasil no projeto do CBERS-2B será de 30%, ficando a China com 70%. Devido ao aproveitamento de equipamentos remanescentes, o investimento brasileiro será de aproximadamente US$ 15 milhões, já incluídos os custos de lançamento. O custo total do CBERS-1 e CBERS-2 foi de US$ 118 milhões, para o Brasil.

Em novembro, uma equipe técnica do Inpe esteve em Shangai para a inspeção de qualidade das células solares do satélite e outros subsistemas que estão sob responsabilidade chinesa. Equipes técnicas do Brasil e da China se reuniram em outubro passado durante duas semanas, em Pequim, para revisão e atualização de toda a documentação do Programa CBERS. A reunião da coordenação técnica discutiu, avaliou e preparou documentos referentes aos satélites CBERS-2, CBERS-2B, CBERS-3 e CBERS-4. Foram organizados dez grupos de trabalho divididos por temas específicos.

Com informações da assessoria de imprensa do Inpe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.