Evento debate a inteligência competitiva na era da informação

0

Inteligência competitiva foi o principal assunto discutido no último dia da Reunião Preparatória para Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (GeCIC). O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília (DF), na semana passada. A reunião foi a segunda etapa preparatória para o GeCIC, que acontece em agosto, em Curitiba (PR).

Elaine Marcial, vice-presidente da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic), definiu o evento como ?um grande passo para a atividade da inteligência competitiva no país, trazendo experiências das comunidades espanholas e portuguesas ?? uma contribuição importante para o desenvolvimento da nossa competitividade nacional?.

A reunião preparatória também contou com a participação de representantes de várias instituições, entre as quais o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Abraic, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Ao falar do GeCIC, Elaine Marcial contou que o grande tema do evento será a questão da sociedade da informação. Uma sociedade, segundo ela, que está mudando todas as relações pessoais e profissionais, inclusive, influenciando na forma como as empresas estão sendo organizadas e competindo. ?A sociedade da informação é praticamente a justificativa de discussão a respeito da inteligência e da gestão de informação, esse grande guarda-chuva. E, no caso da Abraic, nós vamos falar sobre melhores práticas na atividade de inteligência?, ressaltou.

Jorge Kolotelo, da diretoria de tecnologia e gestão da informação do Fiep, ressaltou a importância do evento, a partir do pressuposto de que o movimento existente no país é o da área do conhecimento ou, segundo ele, da economia do conhecimento. ?Tudo que nós pudermos agregar e manter na área da economia do conhecimento e da inteligência competitiva é positivo. É a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva que irão mover o mundo daqui para frente. Temos de deixar de só fazer. Precisamos reter pensadores, tecnologias e patentes no Brasil. Além disso, mudar a forma de trabalho, concentrando não na venda de produtos acabados, porém em algo maior, como pensar em produtos, quais serão os produtos, e estar antecipando e ditando a economia, e não andando atrás dela?, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.