Nokia libera código-fonte da plataforma Python

0

A Nokia de mais um passo em sua estratégia de desenvolvimento de aplicativos para software de código aberto, ao concordar em liberar o código-fonte de sua plataforma de desenvolvimento Python para Série 60 (S60), um dos mais populares ambientes móveis de software, presentes em celulares com sistema operacional Symbian.

Lançada no ano passado, a plataforma Python S60, segundo a empresa, permite que programadores, desenvolvedores independentes de software e empresas utilizem a linguagem para executar comandos, scripts e aplicativos em dispositivos móveis.

O código-fonte da plataforma já está disponível no SourceForge.net, a maior comunidade de desenvolvimento de software de código aberto do mundo, com mais de 1 milhão de usuários registrados e mais de 100 mil projetos hospedados. ?Durante o ano passado, os recursos amigáveis da linguagem Python capacitaram o crescimento de uma comunidade dinâmica para criar aplicativos que alavancam o potencial de dispositivos baseados na S60?, afirma Lee Epting, vice-presidente do Fórum Nokia, a comunidade de desenvolvedores da fabricante finlandesa. ?Agora, a Nokia está ampliando seu compromisso com iniciativas de software de código aberto e espera impulsionar ainda mais as inovações para a rápida expansão do mercado de smartphones em todo o mundo.?

O envolvimento da Nokia com a comunidade Python começou ano passado, quando a empresa ofereceu downloads grátis de pacotes de software para o S60, a partir do website da comunidade Fórum Nokia. Segundo a fabricante, a plataforma Python é adequada para o desenvolvimento de protótipos e aplicações ?prova de conceito?, permitindo a criação de comandos, scripts e aplicações para dispositivos móveis.

Epting ressalta que o interpretador Python pode ser facilmente customizado e expandido através do uso de módulos em C++, o que permite aos desenvolvedores expor mais funcionalidades nativas do sistema operacional para suas aplicações escritas na plataforma. Segundo ele, desenvolvedores podem executar comandos Python utilizando um console interativo em um dispositivo baseados na série 60, accessível por intermédio do teclado ou por uma conexão remota a um PC por Bluetooth.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.