Operadoras CDMA2000 investem no roaming universal

0

O CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares CDMA, anunciou nesta sexta-feira (10/2) que a indústria e as operadoras CDMA2000 estão adotando os serviços interpadrões do telefone WorldModeT que proporciona roaming global ininterrupto tanto para sistemas CDMA quanto GSM, possibilitando que os assinantes utilizem seus celulares em qualquer parte do mundo. Diversas operadoras de CDMA2000 na Ásia, América do Norte, América Latina e Europa já oferecem o serviço e várias outras estão em processo de implementação, segundo o consórcio.

Atualmente, estão disponíveis no mercado 11 modelos de aparelho WorldMode desenvolvidos por cinco fabricantes, entre eles LG, Samsung e Motorola. Espera-se que em breve mais modelos sejam lançados. O CDG tem trabalhado em diversas iniciativas para acelerar a implementação dos serviços CDMA2000 de roaming global e para aumentar a variedade de telefones WorldMode a preços mais acessíveis.

"Para que as operadoras possam oferecer serviços de roaming global é necessário que ofereçam aos usuários produtos capazes de prover acesso a voz e dados em diversas bandas e tecnologias ", afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Por meio dos padrões estabelecidos pelo GHRC, grupo liderado pelo CDG que estabelece normas de qualidade para a fabricação de terminais CDMA, em poucos anos será possível oferecer aparelhos de última geração a preços acessíveis."

O roaming interpadrões é a possibilidade de diversas redes móveis operarem de forma integrada. Essa interoperabilidade entre as redes acontece através de uma espécie de "porta", chamada de gateway, que é instalada na rede de uma operadora e converte as mensagens transmitidas entre os protocolos de sinalização ANSI-41 e MAP. Com isso, os aparelhos dual-mode, ou seja, compatíveis tanto com GSM quanto CDMA, identificam as informações das duas tecnologias e permitem a utilização os mesmos serviços e qualidade em áreas cobertas somente por uma das tecnologias.

Já estão disponíveis também no mercado diversos aparelhos que aceitam tecnologias e bandas múltiplas. Por exemplo, os telefones GSM/CDMA2000 1x da Motorola, da Samsung, da LG e da japonesa Yulong Telecom. No caso dos aparelhos GSM/GPRS/CDMA2000 1x, já estão disponíveis modelos da Samsung. Quanto aos aparelhos GSM/GPRS/CDMA2000 1x e 1xEV-DO, tanto a Samsung como a LG já lançaram seus terminais.

O IRT (International Roaming Team), grupo para aperfeiçoamento de roaming internacional dirigido pelo CDG, publicou algumas diretrizes sobre como facilitar a implementação de roaming internacional em sistemas de CDMA2000. Enquanto isso, o GHRC tem trabalhado em normas para a fabricação de telefones compatíveis com o CDMA2000 1x e 1xEV-DO que possibilitarão às operadoras agregar valor aos seus serviços e reduzir tanto os preços como tempo para que os aparelhos sejam lançados no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.