Empresas brasileiras são as que mais controlam redes sociais

0

As empresas brasileiras são as que exercem controle mais rígido no uso de mídias sociais no trabalho. Estudo realizado pela gigante norte-americana de recursos humanos Manpower com 34 mil empregados de 35 países aponta que 55% das companhias no Brasil têm alguma política restritiva de uso de redes sociais pelos empregados, contra 20% na média global.
O relatório revela que o setor de finanças é o que mais controla o uso de sites de relacionamento pelos empregados, com 81%, seguido de transportes, com 65%, e administração pública e educação, com 58%.
Em todo o mundo, o número de empresas que controlam o uso de redes sociais no trabalho é consideravelmente menor que no Brasil. A pesquisa mostra que a região das Américas apresenta uma média de 29% de instituições que admitem controlar redes sociais, sendo 29% no México, 27% no Canadá, Costa Rica e Guatemala, 26% na Argentina e Peru, 25% na Colômbia e 24% nos Estados Unidos.
Na Ásia e no Pacífico, a média de empresas com políticas de controle fica em 25%. Dentre elas, China, 33%, Nova Zelândia, 32%, Austrália, 31%, Hong Kong, 27%, Japão, 25%, Taiwan, 23%, Cingapura, 14% e Índia 11%.
Por fim, a Europa e África apresentaram a menor média de controle, com 11%. Na Polônia, apenas 1% das empresas têm políticas nesse sentido, na França, 2%, Áustria e República Tcheca, 4%, Alemanha e Suíça, 6%, Bélgica, Romênia e Suécia, 7%, Grécia, Itália e Espanha, 10%, Hungria e Noruega, 11%, Holanda, 13%, Irlanda, 15%, Reino Unido, 22%, e África do Sul, 40%.
De acordo com a Manpower, dos quase mil empregadores brasileiros entrevistados, 77% afirmam que evitam a perda de produtividade com o uso de mídias sociais. Para 32%, a regulamentação protege informações confidenciais das companhias.
"Podemos notar que as políticas para mídias sociais ainda estão focadas no gerenciamento de riscos, e não na maneira como as organizações podem aproveitar essas ferramentas em benefício dos empregados e do negócio", observa Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil.
Na opinião dele, a adoção de uma política restritiva de uso das redes sociais pode ser prejudicial às empresas, já que ignoram todo o potencial das mídias sociais – especialmente em um cenário em que funcionários se mostram desmotivados com suas funções atuais ou em que os talentos estão muitas vezes espalhados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.