Atividades de big data têm avanço pequeno nas organizações, revela estudo

0

Apesar de quase 60% das organizações em todo o mundo acreditarem que o conceito de big data (armazenamento e análise de grandes volumes de dados) irá provocar mudanças radicais nos segmentos nos quais atuam nos próximos três anos, somente 13% delas o adotam em larga escala. É o que revela o novo estudo da Capgemni Consulting "Cracking de Data Cocundrum: How Sucessfull Companies Make Big Data Operational" (Desvendando o Mistério dos Dados: Como Epresas de sucesso Operacionalizam o Big Data), que analisa as condições organizacionais e as estratégias necessárias para o sucesso do big data.

O levantamento aponta que, apesar de oito em cada dez organizações realizarem atividades de big data, a maioria não está obtendo sucesso. Apenas 27% dos executivos questionados descreveram suas atividades como bem-sucedidas e 8% como muito bem-sucedidas, enquanto muitos estão lutando para comprovar sua efetividade, com uma taxa média de sucesso de 38%.

Segundo o estudo, alguns fatores podem ser essenciais para que o projeto evolua. Entre eles estão dispor de uma estrutura organizacional bem definida, roteiro e critério claros para seleção de uso e o gerenciamento dos riscos de segurança, entre outros.

O relatório afirma que as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm 2,5 vezes mais chances de executar atividades bem sucedidas de big data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc (para esta finalidade) dispersos.

Além disso, o estudo diz que as organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do que aquelas que não tem (51% contra 22%). Da mesma forma, organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.

Um aspecto importante para o desenvolvimento de atividades bem-sucedidas de big data apontado pelo relatório é obter o envolvimento dos acionistas para garantir o investimento — os executivos precisam convencer os acionistas sobre o valor do big data, para que consigam assegurar a aprovação e o financiamento de suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.