Menos de 1% das lan houses do país possui alvará de funcionamento

0

Pesquisa realizada pela Fundação Padre Anchieta aponta que existem cerca de 108 mil lan houses no país, das quais menos de 1% possui alvará de funcionamento. O relatório foi divulgado na terça-feira, 9, durante a primeira reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para discutir as regras para casas de jogos e diversões eletrônicas em rede ou que oferecem acesso à internet.
O estudo mostra que lan houses e telecentros respondem por quase 60% do acesso à internet no país, o que significa cerca de 38 milhões de usuários, sendo 24 milhões das classes C, D e E.
Segundo a coordenadora da Conexão Cultura da Fundação Padre Anchieta, Ana Ralston, é importante esse movimento pela legalização. "Temos de trabalhar para que esses espaços viabilizem o exercício da cidadania no país. Somente as lan houses respondem por quase 48% dos acessos à internet", disse.
Já segundo estudo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o número de pessoas que acessam a internet por meio de lan houses no Brasil é o mesmo de usuários residenciais de web, ou seja, cerca de 28 milhões. A pesquisa revela que o percentual de brasileiros que usam internet em casa aumentou de 43%, em 2008, para 50%, em 2009. Citando o relatório, Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), que faz parte do CGI.br, salientou que no mesmo período de comparação houve "pequeno decréscimo do uso em lan house", que caiu de 58% para 54%.
O presidente da comissão especial das lan houses, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), disse que a legalização dos estabelecimentos que oferecem acesso à internet vai possibilitar a criação de financiamentos públicos para o setor, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e ampliar a inclusão digital.
O relator da comissão, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), reforçou a importância da formalização das lan houses. "Somente a legalidade oferece retaguarda de legitimação e abre oportunidades para esses centros obterem apoio público", observou. Para ele, a primeira audiência pública do colegiado deixou claro que o trabalho deverá "incentivar a ampliação das lan houses como pólo irradiador de acesso à internet e exercício da cidadania".
Criada em dezembro, a comissão vai analisar o Projeto de Lei 4361/04, que estabelece limites ao funcionamento de casas de jogos de computadores. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 16. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.