Agências reguladoras podem decidir sobre preço de roaming internacional por meio de acordos bilaterais

0

As agências reguladoras de telecomunicações poderão regular preços do roaming internacional, quando os valores não estiverem acessíveis. Este é o teor da recomendação D.97 aprovada pela Comissão de Estudos 3 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no final do mês passado. A norma permite que os órgãos fechem acordos bilaterais para estabelecer preços teto para atacado e varejo.

Segundo o gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel, Abraão Silva, a recomendação pode acelerar iniciativas já em andamentos na agência, como a discussão sobre tarifas de roaming para países de língua portuguesa. Mas admite que um acerto desse tipo pode demorar em países como os Estados Unidos, que recebe mais visitantes brasileiros do que os norte-americanos que vêm para cá e não têm interesse na redução desses preços.

Silva, que apresentou nesta quinta-feira, 10, os resultados da reunião de Genebra, afirmou que a decisão é inédita porque a recomendação define um conjunto de metodologias para determinação dos preços de roaming, apontado para o método de modelo de custos e de como ele deve ser usado, tipo de intervenção regulatória pouco usual na UIT. "Até agora, os valores cobrados em roaming internacional dependiam de acordos com as operadoras", ressalta.

Na opinião de Silva, a aprovação dessa recomendação coloca mais pressão na manutenção da comissão, a única que trata de assuntos políticos e financeiros e que é muito contestada pelos países desenvolvidos, mas que tem total apoio dos países em desenvolvimento. A manutenção do grupo (SG-3) será debatida na Assembleia de Normalização da UIT (WTSA), que acontecerá em outubro, na Tunísia.

De acordo com Abraão Silva, a reunião deste ano aprovou quatro recomendações e revisou mais uma, sendo considerada a mais produtiva de toda a história da UIT. "Nos últimos oito anos, foi aprovada apenas uma recomendação nesse grupo", contou. Ele disse que o resultado deste ano foi possível pela forte coordenação dos países em desenvolvimento, com grande participação do Brasil.

PTT

Outra recomendação aprovada foi a D.51 que encoraja os países-membros a adotarem Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) regionais para redução dos custos de conectividade internacional, por meio da aproximação dos conteúdos das redes. Segundo Silva, o objetivo é acelerar o equilíbrio dos preços de troca de tráfego entre os países. "Porém, a recomendação não diz muita coisa do ponto de vista normativo porque não indica como serão implantados esses PTTs", disse.

Silva lembra que já há uma iniciativa nesse sentido no Brasil coordenada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), com o PTT Metro, mas faltam acordos entre países.

Serviço universal

Outra recomendação aprovada, a D.52, propõe princípios gerais para orientar os estados-membros sobre serviços universais. A norma destaca a necessidade de tratamento da conectividade internacional, tratamento de acordo com o nível de competição (áreas com muita competição não estão sujeitas a universalização), atuação público-privado, reconhecendo que a atuação do poder público sozinho não é suficiente para atingir os objetivos. Além disso, sugere que os governos devem atuar por meios de fundo. Para Silva, esse tema é muito importante agora para o Brasil, que estuda a alteração do modelo das concessões.

As recomendação passam agora por um período de notificação dos 190 países-membros da UIT e podem ser confirmadas na WTSA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.