3G: tecnologia ainda é restrita, mas comemorada nos EUA

0

O assunto da CTIA Wireless, evento da telefonia móvel que aconteceu na semana passada em Las Vegas, foi a suposta consolidação da terceira geração de serviços móveis nos EUA.

São, hoje, cerca de 4 milhões de usuários 3G no mercado norte-americano, contra meros 100 mil na edição de 2005. Isso representa ainda muito pouco no universo de 208 milhões de assinantes de telefonia celular dos EUA. Como a indústria de handsets começa a trazer os preços dos aparelhos para baixo dos US$ 100, as perspectivas são de crescimento.

Com isso, começa a fazer sentido levantar as mudanças de perfil de uso decorrentes da 3G. A primeira empresa a apresentar esses dados foi a M:Metrics.

Segundo o levantamento, 40% dos usuários 3G nos EUA são homens com mais de 35 e menos de 45 anos, relata Seamus McAteer, diretor da empresa, em artigo para a revista Wireless Week. Segundo os dados da M:Metrics, o usuário que tem um handset e está ligado a uma rede 3G consome de três a oito vezes mais (em serviços da operadora de telefonia) do que o usuário convencional.

Pelo levantamento, 28,6% dos usuários 3G dos EUA fizeram download de ringtones no mês de janeiro, versus 9,4% dos usuários convencionais; em relação ao download de games, o percentual de uso foi de 12,4% contra 2,7%; em navegação na internet, 33,7% contra 15,1%; em compartilhamento de fotos, 40,5% dos usuários 3G o fizeram, contra 9,3% dos usuários convencionais; em vídeos capturados, o percentual foi de 43,7% para usuários 3G, contra 5,5% para não-3G. Em relação ao compartilhamento de vídeo, o percentual verificado entre usuários 3G foi de 17,4%, ante 2,7% dos usuários não-3G. Em relação ao download de videoclipes, 9,4% dos usuários de 3G o fizeram, versus 1,1% dos não-3G. E até em um serviço simples como SMS o perfil de uso é diferenciado. Na base de usuários 3G, o uso do SMS é de 61%, comparado a 33,8% na base não-3G. O artigo não trás detalhes metodológicos da pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.