Grupo Plaza migra ambiente de TI de seus três shoppings

0

O Grupo Plaza, formado pelos shoppings Paulista, Higienópolis e West Plaza, concluiu no fim do ano passado projeto de migração de sua estrutura de TI, que estava prevista desde 2002. O grupo trocou a plataforma Novel pelo Windows 2003 e nas estações evoluiu do Windows 98 para Windows XP. Agora, suas três redes locais estão interligadas por Frame Relay, formando uma rede de longa distância (WAN). Essa estrutura comporta, no total, um parque de 160 estações de trabalhos e sete servidores.

A área de TI do Grupo Plaza trabalha agora na configuração e homologação de uma ambiente de rede sem fio, que será submetido à avaliação da diretoria. Não há previsão para início da implementação desse projeto.

O projeto de atualização tecnológica foi conduzido pela integradora 2S e produziu resultados que, embora não tenham sido ainda mensurados, são perceptíveis. De acordo com Renato Valeriano, diretor de TI da Rede Plaza, a atualização do ambiente de rede já apresentou significativo ganho de produtividade de toda equipe (administrativa, financeira, TI, etc.) e redução de custos operacionais para os 800 lojistas clientes da rede. Ele contabiliza, ainda, redução de custos com serviços de suporte técnico e de manutenção do parque de máquinas.

O processo de migração teve início no Shopping Higienópolis, o menor do grupo em números de usuários de TI, avançando, posteriormente, para os demais sites. O atual ambiente tecnológico provê gerenciamento remoto completo, permitindo a atualização de aplicativos e serviços de manutenção e suporte técnico à distância.

Outra novidade foi a implantação de mecanismos de seguranças antes inexistentes, como firewalls e sistemas de filtragem de conteúdo que impedem os usuários de baixar jogos ou ter acesso a websites de conteúdo duvidoso, reduzindo as chances de contaminação por vírus ou ataques de hackers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.