IBM cria sistema de segurança para PCs e terminais móveis

0

Em meio ao recrudescimento das invasões a sistemas e roubo de informações confidenciais, a IBM, por meio de sua área de pesquisa, desenvolveu uma solução de segurança que, segundo a companhia, garante a total confidencialidade e integridade das aplicações processadas em desktops e em quaisquer dispositivos móveis, seja um celular ou um terminal PDA, conectados em um ambiente de rede sem fio.

A novidade, denominada SecureBlue, incorpora elementos de segurança até então utilizados para proteção de mainframes, em centros de processamento de dados. E, agora, pode ser utilizada em dispositivos para proteção de documentos, apresentações, software, chaves usadas para segurança de comunicação ou assinaturas digitais.

De acordo com a companhia, a proteção é total, mesmo nos casos em que o invasor tenha acesso ou controle físico do dispositivo ? muito comum, por exemplo, nas situações em que o dispositivo é roubado, pedido ou, mesmo, esquecido. Esse nível de segurança é possível, segundo a IBM, porque o SecureBlue foi concebido para ser aplicado no microprocessador, atribuindo a esse componente funcionalidades que antes não suportavam. Como é baseado em hardware seguro, em vez de técnicas de software, oferece proteção sólida para segredos e fortes defesas contra reengenharia e interferência indevida.

Uma dessas funcionalidades é a segurança baseada em criptografia contra acessos não autorizados ? antes reservada a computadores com alto poder de processamento ?, dificultando as tentativas de invasão de sistemas eletrônicos.

O SecureBlue oferece uma camada de segurança sobreposta no chip, removendo a principal barreira para o uso disseminado de proteção sólida baseada em criptografia. O sistema, segundo a IBM, abre caminho para segurança sólida ser implementada de forma viável e eficiente em processadores que equipam até mesmo de produtos eletrônicos de consumo de baixo custo, dispositivos médicos, aplicativos governamentais e mídia digital.

A IBM informa que a sua unidade de negócios de Soluções de Colaboração Tecnológicas irá atuar junto aos clientes e parceiros da indústria no sentido de licenciar a tecnologia, oferecer serviços de engenharia, de colaboração e design para implementar o SecureBlue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.