Google negocia compra do app de trânsito Waze por US$ 1,3 bi, diz site israelense

0

O Google está prestes a finalizar negociações para compra, por cerca de US$ 1,3 bilhão, do aplicativo de navegação móvel Waze, segundo o site de notícias israelense Globes. A informação vem à tona duas semanas após o Facebook ter supostamente desistido de comprar a startup israelense. Contatados pelo Globes, representantes do Waze e do Google não quiseram comentar os rumores.

De acordo com o site, as duas empresas ainda estão discutindo sobre a manutenção ou não da equipe em Israel (o desacordo sobre a transferência do time para os Estados Unidos teria sido o motivo da desistência do Facebook.)

Fundada em 2007, a startup Waze tem cerca de 100 empregados, a maioria baseada em Israel, e mantém escritórios no Vale do Silício e Nova York, nos Estados Unidos. Com 49 milhões de usuários em todo o mundo, o Waze funciona como uma rede social criada para facilitar o trânsito e gerar economia de tempo e de combustível para os motoristas.

Disponível para download gratuito em smartphones com o sistema operacional iOS, da Apple, e dispositivos com o Android, do Google, o software permite que os usuários alimentem a rede com informações em tempo real sobre trânsito, eventos e riscos pelo caminho. Os usuários podem editar mapas com detalhes como preço de combustível, radares, trechos de vias em construção e acidentes de trânsito. Eles recebem alertas móveis sobre os perigos do trânsito com base em sua localização.

Alguns analistas enxergam como defensivo o interesse de grandes marcas na compra do Waze. Segundo eles, sempre que uma startup representa ameaça aos seus produtos, grandes empresas como Apple, Facebook e Google usam a compra como forma de eliminar a competição.

Disponível no Brasil desde março de 2012, a versão local somava em fevereiro último 1,7 milhão de usuários, dos quais mais de 3 mil eram editores de mapas que contribuíram com a atualização de mais de 20 milhões de mapas.

Neste mês de maio, a startup lançou a versão 3.7 do aplicativo. Considerada a "mais social" pela empresa, a nova versão incluiu recurso de navegação para eventos do Facebook e anúncios locais, entre outras funções (Veja no vídeo o que há de novo na versão 3.7 ).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pQrOaPhRwwI?rel=0&w=468&h=263]

Crédito de imagem: divulgação Waze.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.