Salesforce anuncia ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de negócios para wearable devices

0

Salesforce.com, fornecedora de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) em nuvem, anunciou nesta terça-feira, 10, o lançamento do Salesforce Wear, software e ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de negócios para wearable devices (aparelhos que podem ser vestidos), tais como óculos inteligentes, relógios e outros dispositivos portáteis que se conectam à internet.

"Queremos alavancar o desenvolvimento de aplicativos wearable", disse Daniel Debow, vice-presidente sênior de tecnologia da Salesforce.com, ao The Wall Street Journal. Segundo ele, a empresa já firmou parcerias com o Google, Samsung, Pebble Technology, Fitbit e várias outras empresas para o projeto.

Até agora, os wearables devices tem sido desenvolvidos para emprego no desporto profissional, nas forças armadas e em hospitais. A adoção no mundo corporativo, segundo analistas, tem sido prejudicada devido a preocupações com a privacidade, a incerteza sobre casos de sucesso, bem como a falta de aplicativos para operar em dispositivos. "E a Salesforce.com espera ajudar a desenvolver e moldar esse mercado de aplicativos de negócios", disse Debow.

De fato, para os analistas, a Salesforce poderá ajudar a acelerar a adoção de wearables no mercado corporativo, além de permitir à empresa um salto em relação a rivais como a General Electri, Cisco Systems e outras empresas interessadas em obter novas fontes de receita com wearables devices e outros dispositivos conectados.

A estratégia da Salesforce, aliás, é muito parecida como se aproximou do mercado de CRM mais de uma década atrás, quando trouxe um conjunto de aplicativos baseados em nuvem para o mercado, em contraposição aos fabricantes de software tradicionais.

Para ajudar os desenvolvedores visualizar o dispositivo, o developer kit da Salesforce inclui uma série de aplicativos de referência. Um deles é uma ferramenta de comunicação que, permite que um gerente de call center possa verificar o volume de chamadas e outros detalhes em tempo real, a partir de um smartWatch ou algum outro wearable.

Outro aplicativo permite que os usuários vejam informações sobre potenciais clientes que estão prestes a se encontrar. Há ainda um aplicativo de check-in de hotel, por meio do qual o hóspede escolhe um hotel e automaticamente faz o check-in e, em seguida, é notificado do seu quarto através do dispositivo.

A Salesforce também construiu um aplicativo que permite que um trabalhador possa acessar a partir do Google Glass o histórico de reparação de máquinas em uma plataforma de petróleo.

Hospedado na nuvem da Salesforce, a ferramenta permitirá aos desenvolvedores construir, lançar e atualizar aplicativos mais rápido do que o desenvolvimento de softwares on-premises, em que testes e correção de bugs têm prazos são mais longos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.