AES Eletropaulo implanta sistema de business intelligence

0

A distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo acaba de adquirir um pacote de soluções de business intelligence da MicroStrategy como parte de um conjunto de ferramentas adotadas pela empresa para compor a arquitetura de dois projetos de TI. Em um deles, a distribuidora pretende desenvolver uma metodologia que aprimore ainda mais o processo de restabelecimento de energia, traçando ações mais eficientes em eventos similares. Com esse procedimento, a AES Eletropaulo visa manter a agilidade no atendimento de emergências, mesmo em momentos críticos provocados por eventos externos que fogem de seu controle direto.

Como parte da solução, o BI também será utilizado para suportar a análise dos resultados obtidos com o sistema de previsão de carga, auxiliando de forma ainda mais precisa esses processos. Terão acesso aos dados analíticos gerados pelo BI a vice-presidência de operações e suas seis diretorias, além da vice-presidência técnica. Ao todo, cerca de mil funcionários utilizarão a plataforma.

Em um primeiro momento, o BI será utilizado na área operacional, enviando alertas aos usuários internos, de forma automática através da identificação de desvios de indicadores que determinem situações de alertas. E, de forma manual, toda vez que o avaliador de situação ? profissional responsável por monitorar tanto a mobilização de recursos relativos ao atendimento de emergência como os eventos que interferem no fornecimento de energia ? detectar situações críticas. Mil usuários receberão estes alertas pela solução MicroStrategy Narrowcast Server, incluindo ainda um histórico de situações semelhantes ocorridas anteriormente, fornecidas como base para que os gerentes possam atuar de forma analítica e eficaz na tomada de ação de mobilização de equipes, de forma antecipada.

?Quando um volume de chuva acima da média é detectado, o avaliador poderá nos enviar um alerta, através da solução. Com esse aviso imediato, podemos nos antecipar às ocorrências e deslocar as equipes de emergência para os locais passíveis de ocorrência de problemas de fornecimento de energia elétrica?, explica Lídia da Costa Stateri, engenheira especialista da AES Eletropaulo. ?Atualmente, recebemos as solicitações dos consumidores e, muitas vezes, temos dificuldade de locomoção da equipe de emergência por conta de eventos externos, como enchentes na cidade, e com o monitoramento meteorológico é possível nos anteciparmos a estas situações?, completa.

Na segunda parte do projeto, a solução trará, de forma organizada, os fatores que integram o processo de previsão de carga, assim como os resultados obtidos pelo sistema que está sendo desenvolvido para esta finalidade, com avaliações de curtíssimo, médio e longo prazo. ?Serão utilizadas técnicas de modelagem estatísticas e de inteligência computacional (redes neurais e lógica nebulosa), associadas a um sistema que integre a grande maioria de informações que impactam a previsão de carga. Permitindo assim maior assertividade e gerando muitos benefícios para a própria empresa, para o setor elétrico e para os clientes atendidos pela AES Eletropaulo?, explica Silvana Radis Reis, gerente do projeto ?Sistema de Previsão de Carga Integrado? da AES Eletropaulo.

A distribuidora de energia conta com importantes parceiros no desenvolvimento desses sistemas, como o CPqD e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sendo que esta última participa somente no projeto de previsão de carga.

O BI também proporcionará relatórios analíticos que possibilitem ações estratégicas na gestão de negócios da AES Eletropaulo. ?Conseguir colocar, no mesmo banco de dados, informações de eventos e indicadores de gestão assim como eventos externos ao negócio da AES Eletropaulo, mas que interferem diretamente na operação de distribuição de energia elétrica. Fazer inferências de acontecimentos antes não registrados e conseguir efetuar análises de curtíssimo, curto, médio e longo prazo de maneira mais precisa, são avanços importantes para o trabalho da AES Eletropaulo, que poderão ser suportados com a solução de business intelligence?, explica Lídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.