TCU aceita acordo da Telebrás e libera estatal para novos contratos

0

A Telebrás já pode realizar novos contratos para a aquisição de infraestrutura para os Pontos de Presença (POPs) da rede nacional de telecomunicação. Nesta quarta-feira, 10, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a renegociação de preços feita pela estatal junto às empresas vencedoras do pregão n° 02/2010. Não houve acordo em um dos lotes da rede Norte e, por isso, o pregão será anulado.
Comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Telebrás informa que a empresa retomará imediatamente o plano de negócios e os trabalhos de implementação da rede nacional de telecomunicação e a interligação de 3.045 municípios, contemplados por essas Atas de Registros de Preços, nos Anéis Sudeste, Sul e Nordeste.
Por determinação do TCU a estatal não realizou novas contratações previstas nas Atas para Registro de Preços e nem mesmo emitiu novas ordens de serviços para os únicos dois contratos em vigor relativos a esta licitação.
"Este impedimento se refletiu num atraso de pelo menos 75 dias no nosso cronograma de implantação, entretanto, durante este período, tomamos providências para mitigar o atraso com acordos de uso de redes que, inclusive, ampliarão a cobertura prevista para 2011", disse o presidente da Telebrás em comunicado. A estatal firmou acordo com a Eletrobras para a região Norte, o que possibilitará antecipar a meta prevista para 2011 de chegar ainda este ano ao Amapá e ao Acre.
Histórico
A Telebrás esteve impedida de apresentar pedidos de compra de equipamentos referentes ao pregão 2/2010 desde maio do ano passado, quando acórdão do TCU identificou um sobrepreço na licitação. A autora da denúncia foi uma das participantes que perdeu na disputa pelo menor preço, a Seteh Engenharia. Segundo os cálculos da companhia, o sobrepreço seria de R$ 100 milhões. Antes da suspensão de novos pedidos pelo TCU, dois contratos chegaram a ser assinados. Para a região Sudeste, com o consórcio formado pelas empresas Clemar e Eltek, e outro para o Nordeste, com a Zopone Engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.