Para Banco Central, Brasil vive momento de incentivo à inovação nas fintechs

0

Após movimentar mais de R$ 457 milhões em 2017, segundo dados do Conexão Fintech, as fintechs – empresas tecnológicas direcionadas ao sistema financeiro – estão, cada vez mais, chamando a atenção de órgãos do Sistema Financeiro Nacional. Em evento realizado pela Toro Investimentos, primeira fintech a criar uma corretora de valores do zero, o Diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, destaca que o país vive um período de diálogos digitais e que a sociedade está preparada para repensar suas rotinas monetárias.

Na ocasião, Damaso comentou sobre o papel do Banco Central diante deste cenário. "Nosso papel nesse momento é o de motivar o debate e incentivar a inovação como um todo. Porém, por questões de eficiência e demandas da população, temos que monitorar este processo e garantir que ele seja seguro para todos. Essa é uma missão que a gente não abre mão".

Damaso também afirmou que toda instituição financeira que chega no mercado passa por processos de regulação prudencial e bancária, além de observações e instruções sobre sua conduta. "Hoje, a principal área do Banco Central é a de supervisão e monitoramento de instituições financeiras. Isso permite que a sociedade lide com a diversidade de organizações com segurança".

Facilidades para investir

A primeira edição do Torotech colocou em pauta "O futuro da segurança" e além do Banco Central, o evento contou com a presença de grandes nomes da área financeira e dos principais expoentes do ambiente de fintechs. Discutindo também o papel da população dentro do cenário financeiro, a B3 apontou que um dos desafios da tecnologia é transformar a visão existente da Bolsa de Valores em algo atrativo.

"Estamos com um grande programa direcionado às pessoas físicas, que busca identificar como podemos melhorar os sistemas financeiros e tornar a vida dessas pessoas para o mercado de capitais mais acessível", explicou Eduardo Farias, diretor de Governança e Gestão Integrada da organização, complementando: "Nós queremos com isso também proporcionar um nível de proteção e segurança aos usuários, sem tornar esse assunto da segurança da informação em algo chato, mas dar a ele a importância necessária para proteger os ativos que estão em negociação".

O Torotech é uma iniciativa própria da Toro Investimentos para fomentar a troca de ideias e enxergar novos caminhos que agreguem valor ao cenário de tecnologia e finanças. A primeira edição aconteceu na última última quinta-feira, 9 de agosto, em Belo Horizonte – onde está a sede da Toro Investimentos.

Também participaram o conselheiro da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), José Luiz Rodrigues, o CTO da PROOF, Leonardo Moreira, o CEO da Monetus Daniel Calonge, o CEO da SmarttBot Paulo Gomide, um dos sócios da Araújo Fontes, André Barbosa e Gabriel Kallas, sócio-fundador da Toro Investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.