Nomeação de Emília Ribeiro para Anatel é publicada no Diário Oficial

0

A nomeação de Emília Maria Silva Ribeiro para o conselho diretor da Anatel foi publicada nesta quarta-feira, 10, no Diário Oficial da União. Ela exercerá um mandato de cinco anos.

Sua indicação para o cargo, feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi duramente criticada por senadores de oposição que, na Comissão de Infra-Estrutura do Senado – que teria que sabatiná-la e aprovar seu nome para o cargo – chegaram a fazer pedido de vista coletivo da análise ao relator Sérgio Guerra (PSDB-PE).

O próprio senador Guerra considerou a indicação do governo precipitada, que, segundo ele, refletia a pressa da Anatel em aprovar o novo Plano Geral de Outorgas (PGO). Ele disse, no início de agosto, antes da aprovação do nome de Emília, que o currículo dela não era suficiente para ocupar o cargo. Apesar das críticas, ela teve seu nome aprovado pelo plenário do Senado Federal no último dia 26 de agosto.

Emília era assessora da presidência do Senado e representante da Casa no conselho consultivo da Anatel. A dispensa dessa função também foi publicada no Diário Oficial.

O PGO está em processo de revisão com o objetivo de eliminar dispositivos ultrapassados e para flexibilizar a possibilidade de aquisições entre as empresas do setor. Sem as alterações, fusões como a das empresas Brasil Telecom e Oi, por exemplo, não são possíveis, já que atualmente não é permitido que uma empresa atue em mais de uma área no país.

Na época da análise do nome de Emília, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, defendeu a indicação e alegou que sua ida agilizaria a votação das mudanças no PGO, já que o Conselho Diretor estava com apenas quatro integrantes e, com cinco conselheiros, o debate seria mais produtivo.

O nome da nova conselheira foi aprovado na Comissão de Infra-Estrutura do Senado no dia 20 de agosto e no Plenário da Casa, no dia 26 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.