Câmara aprova MP que regulamenta pagamentos móveis

0

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última segunda-feira, 9, a Medida Provisória 615 que regulamenta, entre outras coisas, o sistema de pagamentos de contas por meio de celulares e tablets. O relator, senador Gim Argelo (PTB/DF), acatou integralmente a emenda 41, de autoria do senador Walter Pinheiro (PT/BA), que amplia o acesso ao sistema de bancarização nos casos de consumidores que não possuem contas bancárias.

O novo serviço de pagamento móvel, popularizado como bancarização pelo senador Walter Pinheiro, tem como objetivo a inclusão de mais de 39% da população brasileira que está atualmente fora do sistema bancário, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "Essas pessoas podem receber crédito por meio do novo sistema, fazer compras e todas as movimentações, evitando deslocamentos e garantindo também o fortalecimento da economia local", diz o senador em comunicado, avaliando ainda que o novo sistema vai contribuir para a redução dos custos das transações financeiras.

Sobre a MP 615

A MP 615 inclui no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) os arranjos e empresas de pagamento que prestam serviços nessa área, como cartões de pagamento, moedas eletrônicas e transações de pagamento feitas por celular. As instituições que trabalharem com essas modalidades ficam proibidas de exercer atividades típicas dos bancos, como conceder empréstimos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.