Emprego na área de TI cresce 132% no Paraná

0

As taxas de geração de empregos no Paraná vêm crescendo no cenário geral, mas no setor de tecnologia da informação os dados são ainda mais significativos: enquanto a taxa de aumento na geração de empregos total foi de 34%, a de empregos na área de TI atingiu um crescimento de 132%. Ou seja, aproximadamente quatro vezes superior à média de todas as atividades da economia paranaense.

A análise faz parte do projeto Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação 2018, realizado pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo deste mês apresenta indicadores de empregos na área de Tecnologia da Informação (TI), nos principais subsetores que contratam profissionais dessa área, durante o período de 2006-2016.

Entre os 21 subsetores de atividades econômicas listados pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), oito concentram 90% do emprego na área de TI. Durante o período analisado o emprego na área, o Brasil passou de 266 mil postos de trabalho para 505 mil. Já no Paraná, o emprego evoluiu de 13 mil postos para aproximadamente 30 mil. Números que colocam o Paraná com 6% do estoque de emprego na área de TI no país, quarto lugar entre as UFs na geração de empregos neste setor.

Os dados apresentados evidenciam o progresso do Paraná em relação ao crescimento do setor de TI, mas ainda há espaço para crescer. O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, Victor Manoel Pelaez, propõe alternativas que podem expandir mais o setor de TI no Estado. "Como a área de TI perpassa todas as atividades econômicas, e o seu emprego gera possibilidades de inovações significativas, tanto de produtos quanto de processos produtivos, uma alternativa importante para maior expansão dessa área no Paraná é a identificação de atividades econômicas que possam ser revitalizadas ou criadas na perspectiva de garantir a sua competitividade, tanto em âmbito local quanto global".

Pelaez ressalta que essas atividades vão desde a produção agrícola e de alimentos industrializados até a manufatura avançada (Indústria 4.0) e a prestação de serviços digitalizada (Saúde 4.0) e que todas elas podem ter seu desempenho técnico e econômico alavancado justamente pela digitalização das suas atividades, ou seja, o emprego da TI.

De acordo com o diretor presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, tal crescimento do Paraná demonstra que o investimento em tecnologia vem impactando progressivamente na economia como um todo. Ele reforça que os profissionais interessados nessa área devem buscar certificações e cursos de profissionalizantes, pois a geração de emprego no setor de TI está diversificada e o profissional com certificação em TI não necessariamente trabalhará em uma empresa exclusivamente de tecnologia e Software, mas pode trabalhar nos outros subsetores que demandem mão de obra qualificada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.