RM Sistemas adquire software que controla infecção hospitalar

0

Como parte da estratégia de se tornar a maior companhia brasileira de software, a RM Sistemas está anunciando sua segunda aquisição neste ano. A empresa acaba de adquirir o software de controle de infecção hospitalar Janus, que vem complementar sua atuação no segmento de saúde.

Com a aquisição ? cujo valor não foi revelado ? a RM espera alcançar a liderança no mercado brasileiro de sistemas de gestão para hospitais privados. Atualmente, o segmento representa 7% das vendas da empresa, que conta com mais de 600 clientes entre hospitais, clinicas médicas, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

Criado há 12 anos pelo médico Mozar de Castro Neto, especialista nas áreas clínica, epidemiológica e infectológica, o Janus gerencia todas as variáveis exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o controle de infecção hospitalar ? atualmente um dos maiores problemas dos hospitais em todo Brasil ?, por meio de indicadores de performance sobre uso de antibióticos em pacientes, mapeamento de bactérias, informações sobre cirurgias etc. Para isso, trabalha integrado com os sistemas de gestão utilizados nos hospitais e clínicas médicas.

De acordo com Mauro Tunes Júnior, vice-presidente da RM Sistemas, a aquisição representa mais um passo da empresa no sentido de agregar conhecimento de negócios aos sistemas que oferece ao mercado. ?Com o Janus estamos incorporando ao Corpore RM Saúde grande valor agregado e as melhores práticas em gestão de infecção hospitalar?, afirma ele, destacando que existe uma grande demanda por esse tipo de sistema no mercado de saúde.

?A questão da infecção hospitalar vem sendo fortemente debatida pelas fontes pagadoras do segmento de saúde, como os planos privados e o próprio governo, uma vez que seu maior controle certamente reduzirá os custos dos tratamentos?, afirma Mozar, que além de ter criado o sistema, é coordenador do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, e também chefe do Serviço de Infectologia do mesmo hospital. ?O sistema é fruto de 12 anos de pesquisa de vários profissionais de saúde.?

O Janus conta com 18 clientes, sua grande maioria no mercado de Minas Gerais, entre os quais o Hospital Mater Dei, Santa Casa de Misericórdia de BH, Unimed BH e Unimed Betim. Com sua aquisição pela RM Sistemas, o produto será integrado ao Corpore RM Saúde como um módulo, e também, comercializado isoladamente. ?O Janus pode trabalhar sob qualquer ERP do mercado?, frisa Tunes.

Ele informa ainda que, inicialmente, o maior foco do trabalho da RM Sistemas com o Janus será a própria base de mais de 600 clientes do segmento de saúde que a empresa tem, além de outros hospitais que têm a necessidade de melhor controle dos índices de infecção hospitalar.

Outra perspectiva da RM com a solução é o mercado internacional, em especial Estados Unidos e Europa, que, segundo a empresa, já demonstraram interesse em conhecer o produto por sua alta qualidade. ?O Janus já é reconhecido como um produto referência, certamente será um sucesso em todo Brasil e terá grandes oportunidades no exterior?, diz o vice-presidente. Para ele, seu diferencial é o conhecimento dos processos hospitalares que o produto apresenta e que será mantido com a participação ativa do doutor Mozar em sua evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.