Philips vende 13% da participação na joint venture LG Philips LCD

0

A fabricante de produtos eletroeletrônicos Philips anunciou nesta quarta-feira (10/10) que vendeu 13% da participação que detém na joint venture LG Philips LCD, por 1,55 bilhão de euros (o equivalente a US$ 2,2 bilhões). A justificativa é que a empresa quer ficar fora do processo cíclico de vendas da indústria de monitores.

A Philips vendeu 46,4 milhões de ações da joint venture, formada com fabricante coereana LG Electronics, para instituições financeiras, que passam a deter 19,9% de participação na empresa, segundo comunicado divulgado pela companhia. A transação, segundo ela, vai proporcionar um incremento de 500 milhões no lucro do quarto trimestre.

A venda já era esperada pelo mercado, já que em julho a companhia holandesa havia anunciado que reduziria sua participação na joint venture para menos de 20% neste ano. O LG tem-se esforçado para encontrar um sócio novo para substituir a Philips, depois que expirou a participação de 32,9% da Philips na joint venture, em julho.

?A Philips pode decidir, mais tarde, vender as ações adicionais às mesmas instituições financeiras para aproveitar uma demanda adicional, se existir?, disse a companhia. O Citigroup e Credit Suisse foram os intermediadores da venda.

Para os analistas, a venda da participação veio em boa hora, já que as ações da LG Philips subiram mais de 60% neste ano em decorrência de uma recuperação na indústria de LCDs. A transação foi anunciada um dia após LG Philips ter divulgado lucro trimestral em mais de três anos de atividades. Segunda fabricante mundial de monitores, a LG Philips fechou o terceiro trimestre fiscal com lucro líquido de 524 milhões de euros (US$ 571 milhões), frente a um prejuízo de 321 milhões de euros no mesmo período do exercício anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.