"Informação é o novo recurso natural", diz nova CEO da IBM

0

A menos de dois meses de assumir o comando global da IBM, Ginni Rometty esteve no Rio de Janeiro em um evento da empresa sobre cidades inteligentes. Ela defendeu a necessidade de implantar, integrar e otimizar sistemas na administração pública para melhor desenvolvimento de cidades inteligentes, trazendo à tona uma das tendências mais apontadas por especialistas na área de TI – a gestão do volume massivo de dados, ou Big Data.

Ginni ocupa a vice-presidência sênior de vendas, distribuição, marketing e estratégia da IBM, posição que se reflete na importância dada à gestão. Sua formação, contudo, é na engenharia – crucial para sua visão de negócio, especialmente na área de cidades inteligentes. “Na engenharia, costumamos fragmentar um problema em pequenas partes e resolver cada uma para solucionar o todo”, explica.

Para a gestão pública, entretanto, ela defende a construção de sistemas integrados de TI para gerir toda a informação, trazida junta para um único sistema de controle. “É necessário ter uma visão sistêmica, ou seja, abrir o espectro para ver o todo”, completa, enfatizando a importância da instrumentalização para gerar dados, dando ao gestores a informação necessária para tomada de decisões.

“Informação é o novo recurso natural”, enfatizou Ginni. O trabalho, segundo ela, não termina apenas com a instrumentalização e unificá-los. “O verdadeiro sistema bem-sucedido para a administração pública é a competitividade somada à cooperação, um verdadeiro desafio para empresas privadas que poderia resultar em excelentes projetos” é o olhar da nova líder sobre a inovação. A partir de então, os dados coletados e trabalhados nos sistemas podem ser otimizados para transformar, de fato, a qualidade de vida dos cidadãos.

Ela deu o exemplo do sistema de transporte público de Singapura. Depois de integrar todo o transporte por meio de cartões eletromagnéticos, a administração pública passou a utilizar a mesma tecnologia para dar aos cidadãos o controle de outras áreas ligadas aos coletivos, como por exemplo, sinais de trânsito. Os cartões, que levam informações pessoais das pessoas, são utilizados para sinalizar a necessidade de passagem de pedestres por meio da aproximação em terminais. Uma das aplicações é que, quando um idoso realiza o procedimento, o tempo em que a passagem fica liberada para o pedestre é ligeiramente superior ao convencional. “Ou seja, o que Singapura conseguiu foi a otimização dos dados para transformar a vida das pessoas”, explicou Ginni.

Após a exposição de Ginni, seguida por um debate entre executivos mediado por ela, Sam Palmisano subiu ao palco para um encerramento informal. Ele deixa a IBM após 9 anos no mais alto cargo da empresa para aposentadoria. Sua fala final foi simbólica, levando em consideração o momento de transição pelo qual a IBM passa: “Se você quer chegar no futuro, não pode se apaixonar pelo passado”.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da IBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.