CEEE reduz tempo de processamentos em até 80%

0

A Advanced IT concluiu, no final de maio, o projeto de migração da base de dados da CEEE Distribuição, do Rio Grande do Sul. A companhia utilizava o banco de dados Oracle Database Enterprise Edition 8.0.6 em ambiente HP-UX 10.20, e a Advanced IT, especializada em oferecer serviços e soluções na área de Tecnologia da Informação, migrou o sistema para Oracle o Database Enterprise Edition 10g com RAC (Real Application Clusters) em ambiente AIX.
Com a migração, a CEEE alcançou um ganho de segurança e uma melhora de performance que atingiu diversos setores da Companhia. O Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC), que compreende o atendimento via telefone e agência, e é responsável por dar um retorno ao cliente sobre a situação de serviços e reclamações e pela integração com a Unidade de Resposta Audível da CEEE, teve uma diminuição em seu tempo de processo. Em julho de 2011, o tempo médio de atendimento via 0800 era de 2 minutos e 50 segundos. No mesmo mês de 2012, após a implantação do RAC, este tempo foi reduzido para 2 minutos e 10 segundos, o que representa uma diminuição percentual de 25%. Com a redução, o atendimento via 0800 da CEEE está 38% mais rápido que a média referencial do setor elétrico, que é de 3 minutos e 27 segundos, sendo inclusive benchmark no setor.
Já o atendimento presencial teve um ganho de 30 segundos: antes do RAC, o tempo médio era de 6 minutos e 30 segundos e, após a clusterização, este tempo baixou para 6 minutos. 
As mudanças mais significativas, porém, ocorreram nos sistemas de faturamento (FAT) e de arrecadação e cálculo de juros da CEEE. O processo de FAT levava em média sete horas para ser concluído. Com o RAC, hoje leva em torno de uma hora para ser finalizado, uma melhora de 86%. O processo de arrecadação, que levava em média três horas para ser concluído, diminuiu em 67%, e hoje demora uma hora. Já o processo de cálculo de juros teve uma melhora de 80%, diminuindo seu tempo de término de 10 horas para duas. Na prática, isto significa uma redução de custos com pessoal nos processos de análise na área comercial e de produção na Coordenadoria de Tecnologia da Informação da companhia, já que os ganhos de tempo tornaram desnecessários os turnos de pessoal à noite.
Além disso, grandes processamentos de informações úteis para a tomada de decisões eram evitados ou possuíam um grande atraso antes da atualização do banco de dados.  Com a conclusão do projeto da Advanced IT, hoje a CEEE conta com a possibilidade de desenvolvimento de aplicações comerciais georreferenciadas que ajudam na tomada de decisões de acordo com cada região. Desta maneira, informações como os locais com maior concentração de irregularidades, denúncias de furto de energia e maior incidência de problemas com nível de tensão, por exemplo, são processadas mais rapidamente e ganham melhor acessibilidade para consulta.
Segundo Luis Carlos Niedersberg, coordenador de TI da CEEE, o objetivo da implantação do RAC foi atingido. “Nosso objetivo principal com a modernização do ambiente era atingir níveis mais satisfatórios no quesito de segurança do sistema, o que foi alcançado. O que aconteceu foi que acabamos ganhando muito mais, com o ganho de tempo nos processos”, explica Niedersberg. Para o coordenador, a boa parceria entre as equipes da Advanced IT e da CEEE foi determinante para o sucesso do serviço.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.