Sonda IT anuncia nova diretoria de Inovação

0

Para ampliar sua atuação em diferentes frentes de negócios e gerar novos produtos ou modelos de oferta de serviços, a Divisão de Aplicativos da Sonda IT desenvolveu uma diretoria de Inovação. Na gestão da área assume Renato Matavelli, que está há 14 anos na companhia e antes ocupava o cargo de diretor de BPO (Business Process Outsourcing).
            A primeira iniciativa da diretoria foi o lançamento de um programa de incentivo à criatividade. Na prática, todos os membros da equipe de Aplicativos, composta por aproximadamente 900 pessoas, foram convidados a participar de um banco de ideias inovadoras. Essas sugestões estão sendo coletadas e, posteriormente, passarão por uma seleção, podendo se concretizar em novos projetos para a área, além de renderem premiações e participação direta no desenvolvimento do projeto. O foco é buscar contribuições inovadoras dentro de casa para procedimentos e serviços que ainda não sejam ofertados pela companhia.
            Matavelli tem o desafio de fomentar o time a buscar novos padrões nos processos e fazer com que a companhia se antecipe às necessidades do mercado. “O objetivo é pensarmos fora da caixa e, ao mesmo tempo, continuarmos a promover planos viáveis. A colaboração do nosso time de Aplicativos é fundamental para a troca de ideias e experiências. Dessa forma, todos influenciam e participam ativamente do futuro da companhia”, explica o novo diretor da área.
            A iniciativa também conta com parcerias externas, tanto para estender o portfólio e aprimorar as ofertas da divisão de Aplicativos no segmento de comércio exterior, quanto em outros setores do mercado. Para isso, há grande interesse na união com parques tecnológicos, centro de empresas incubadas e universidades. “Analisamos as ideias e a sinergia dessas parcerias para desenvolvermos novas propostas para o mercado. De médio a longo prazo, essas ações geram resultados positivos e sustentáveis para o crescimento da companhia”, comenta Matavelli.
            Neste cenário, a integradora já firmou contratos, como é o caso do Inovaparque, parque de inovação tecnológica de Joinville e região, e do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) sediado na USP (Universidade de São Paulo). O objetivo com essas parcerias é oferecer diferentes modelos de apoio, desde a distribuição de soluções já finalizadas, até o aporte de recursos para complementar o desenvolvimento do projeto, ou ainda, com uma espécie de joint venture, em que a conclusão da produção do software é compartilhada com a Sonda IT, englobando execução, comercialização e suporte para que a startup cresça.
            “A diretoria de Inovação é mais uma frente da Sonda IT para aliar benefícios a novas formas de fazer negócios. Com essa nova área, o nosso objetivo é coletar ideias e novos projetos para ampliarmos o crescimento orgânico da companhia e, consequentemente, da nossa atuação”, finaliza Eduardo Borba, vice presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.