Governo federal e Prefeituras se unem para informatizar municípios

0

Representantes de diversos órgãos federais se reuniram com prefeitos, gestores e servidores municipais para conhecer e discutir as soluções tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar a administração municipal mais eficiente. Iniciativas como o Participa.br, o novo portal do software público, o aplicativo Cidades Digitais e ainda programas de gestão foram apresentadas durante o seminário "Apoio Tecnológico aos Municípios", em Brasília.

"Hoje o cidadão pode comprar tudo pela internet. Esse cidadão não entende o motivo de enfrentar filas para pagar o IPTU ou para matricular os filhos na escola", relatou Lygia Puppato, secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. Além de trazer comodidade e conforto, as experiências de municípios que modernizaram a gestão e utilizaram instrumentos tecnológicos foram tão positivas que motivaram uma verdadeira força-­tarefa do governo federal.

A intenção é garantir que os municípios tenham não só banda larga como softwares públicos e pessoal capacitado para lançar mão de estratégias de governança em tecnologia da informação. Além disso, a modernização da gestão garante que os prefeitos tenham mais tempo para planejar ações municipais. "Em linhas gerais, esse é o objetivo do Portal do Software Público Brasileiro e de sua inserção no projeto Cidades Digitais", destacou Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do departamento de governança e sistemas de informação do Ministério do Planejamento.

Durante o encontro, duas novas soluções que já estão disponíveis no portal foram apresentadas aos participantes. Uma delas é o e­SIC Livre, software desenvolvido em código aberto para web com objetivo de tornar as informações de governo mais transparentes, em cumprimento a Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527). Com o novo software público, o cidadão ou instituição solicita essas informações e acompanha o retorno do órgão pela internet. "Nós cedemos o código fonte do eSIC para fomentar e facilitar que os municípios implementem a lei", afirmou Sérgio Nogueira Seabra, secretário de Prevenção da Corrupção da CGU.

A outra solução é o Urbem, sistema desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios a partir de uma demanda dos gestores municipais. A ferramenta tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão pública por meio de uma visão moderna que contempla eficiência, economicidade, agilidade e transparência da gestão municipal. Totalmente orientado à web, foi desenvolvido em plataforma de software livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.