Experiência virtual sobre sexting e violência online alcança cerca de 1 milhão de pessoas

0

Cerca de um milhão de pessoas já interagiram com a Fabi Grossi, personagem virtual do Projeto Caretas, iniciativa do UNICEF em parceria com o Facebook e com as empresas Sherpas e Chat-Tonic, que criaram e desenvolveram tecnologicamente o projeto. Trata-se de um bot – ou seja, uma experiência virtual – que une ficção e realidade para ajudar adolescentes e jovens a compreender os riscos de se compartilhar imagens íntimas na internet, e o que eles podem fazer em situações desse tipo.

Por meio de uma plataforma de inteligência artificial, adolescentes a partir de 13 anos interagem com a personagem, uma adolescente muito ativa nas redes sociais e que se recupera do fim de um relacionamento quando descobre que seu ex-namorado vazou um vídeo íntimo dos dois.

Nesta segunda-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o UNICEF comemora os números do projeto em uma Live, transmitida em sua página oficial (https://www.facebook.com/UNICEFBrasil/).

Uma pesquisa realizada com os participantes do projeto mostra que 81% deles já receberam fotos nudes e que 47% já enviaram. Dos adolescentes que chegaram até o fim da experiência com a Fabi, 90% deles declaram ter aprendido sobre os riscos do sexting após completarem a experiência virtual.

"A proposta do Caretas é levar adolescentes e jovens a conhecer de perto os impactos do sexting, por meio de uma conversa privada com outra jovem como eles, que foi vítima dessa prática. Por meio de um diálogo intenso, a personagem vai trazendo uma série de informações que ajudam a mudar a percepção de meninas e meninos sobre violência online e como se proteger dela", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil

Segundo a Gerente de Programas de Segurança do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner, a segurança das pessoas é a maior prioridade da plataforma. "Temos investido em tecnologia para manter as pessoas seguras, como a ferramenta que impede que se faça upload de uma imagem íntima não consentida, e o reconhecimento facial, que avisa quando alguém fizer o upload de uma foto que pode ser sua," explica. "Mas as ações educativas são essenciais para que as pessoas entendam como podem se proteger. Os resultados mostram que o bot é uma iniciativa incrível justamente por unir tecnologia a um componente educativo e interativo para falar com adolescentes sobre segurança online de uma forma que faz sentido para eles", conclui Daniele.

Como funciona o bot

O Projeto Caretas consiste em uma plataforma de inteligência artificial, um bot, por meio do qual adolescentes a partir de 13 anos podem interagir com a personagem fictícia Fabi Grossi, via Messenger do Facebook.

A narrativa é construída usando textos, fotos, vídeos e mensagens de áudio e, durante pelo menos 48 horas, o adolescente passa a ser o melhor amigo de Fabi, trocando experiências, conselhos e aprendendo como lidar com situações de compartilhamento de imagens íntimas sem autorização. Além disso, são apresentadas aos participantes formas efetivas de buscar ajuda em situações de violência online, como o helpline da ONG SaferNet Brasil (www.helpline.org.br).

Para iniciar uma conversa com a Fabi, entre em www.facebook.com/ProjetoCaretas/e clique em "Enviar Mensagem".

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Nesta segunda, 10 de dezembro de 2018, o mundo comemora os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data é importante para celebrar os avanços na garantia de direitos, mas também para falar sobre os desafios atuais, entre eles a violência contra a mulher e meninas, em suas diferentes expressões.

O tema de violência está em destaque na campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", uma mobilização global da sociedade civil e do Sistema ONU. No Brasil, a mobilização dura um pouco mais, começando em dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se encerrando nesta segunda. Entre as violências a que meninas e mulheres estão expostas, está a violência online, foco do Projeto Caretas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.