Brasil firma acordo com instituição alemã para estimular inovação

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, assinaram memorando de entendimento com vista a constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A sociedade alemã é apontada como a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e exemplo de instituição de excelência na promoção da pesquisa e da inovação. Parceira do governo e do setor empresarial, ela é constituída por mais de 80 unidades de pesquisa na Alemanha e tem servido de modelo para a criação da Embrapii no Brasil.

No evento de assinatura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, reforçou a ideia original do projeto de estender para a indústria a experiência “exitosa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa)”. Segundo o ministro, o objetivo é tornar os institutos certificados pela Fraunhofer referências para atender as demandas específicas da indústria.

Seis instituições brasileiras foram certificadas até o momento para atuar na Embrapii. Três delas já participam de projeto piloto: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP), na área de bionanotecnologia, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI – RJ), na área de saúde e energia (gás/petróleo) e a Faculdade de Tecnologia do Senai-Bahia (Cimatec), na área de automação manufatura. As outras três são a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi – SC), na área de engenharia, a Incubadora de Empresas (Coppe/UFRJ – RJ), na área de tecnologia pré-sal; o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC – RS), no polo calçadista.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota, explicou que o memorando materializa uma relação já existente com a instituição alemã. “A partir desta materialização do memorando a gente tem condições de avançar muito mais rápido. Todo esse contorno associado ao piloto [em curso] é que vai dar a base para o que será a Embrapii”, disse, lembrando que a iniciativa ainda será apreciada pelo Congresso Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.