Tecnologia para vendas: hora de reescrever conceitos

0

Tecnologia sozinha não traz resultados. Este tem sido o mantra dos especialistas quando se fala na utilização da automação em diversas áreas profissionais. Isto é uma verdade. O que tem faltado, contudo, é explicar quais os complementos que a fariam trazer estes resultados.
O "calcanhar de Aquiles" de toda a automação é a pouca atenção para o fato de que incorporar técnicas e ciência estabelecidas e enraizadas nos processos é, na maior parte das vezes, a razão principal do sucesso na atividade.
Com vendas não é diferente. Técnicas (de vendas, claro) são as manobras, estratégias e táticas testadas e aprovadas que garantem a vitória sobre a concorrência. Não estamos falando de sistemas sofisticados, mas sim daquelas regras de vendas tradicionais e garantidamente eficazes. Há, porém, uma questão: tais técnicas tradicionais devem ser adaptadas, refinadas e ajustadas para alavancar os enormes benefícios da tecnologia no processo de vendas.
"Isto é um 'lead' ou uma oportunidade?", "Estou apresentando os benefícios do meu produto muito cedo?", "Onde me situo no ciclo de vendas?" "Devo tentar fechar esta venda antes que a concorrência chegue?", são algumas perguntas frequentes na cabeça de vendedores no seu dia a dia.
Responder a estas perguntas de forma clara e eficaz é função de um verdadeiro sistema para automação de vendas. .
Há pelo menos duas razões para considerar a construção de um processo de automação baseado em métodos de vendas: a primeira é disseminar em toda a força de vendas uma cultura de 'boas práticas' ao ensiná-la à ferramenta de produtividade que todos querem – o computador. A segunda razão é fazer com que o computador consiga ajudar os vendedores proativamente em seu dia-a-dia, sugerindo técnicas e habilidades de venda. Se o computador não entender as técnicas e habilidades, Como poderá ajudar?
Mesmo não tão frequentes quanto o adequado, equipes de vendas participam de programas de treinamento. Entretanto, mesmo programas de treinamento com conteúdo muito rico e consistente não apresentam resultados práticos no dia a dia da área de vendas se não forem acompanhados de um plano de instrumentalização da força de vendas. Sem a aplicação das técnicas em suas atividades do dia o vendedor simplesmente não as usa, deixando assim de usufruir de seus benefícios diretos.
Percebemos como necessário para as organizações não só disseminar os conceitos, mas também criar condições para implementá-los, na prática, no conjunto de atividades de seus vendedores. Como conseguir isso? Colocando a metodologia dentro do software de vendas. Com o uso freqüente, não há como os vendedores não incorporarem as técnicas básicas.
Esta na hora de reescrever estes conceitos essenciais, a partir da construção de métodos de venda totalmente compatíveis com o computador. Um método que revele o extraordinário potencial que o computador tem para ajudar a vender melhor.
Com esta boa companhia, a tecnologia trará sim, excelentes resultados.

Enio Klein, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP, dretor da K&G Sistemas e General Manager da operação SalesWays no Brasil. www.salesways.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.