Facebook desenvolve novo projeto de switch de rede open source

0

O Facebook está no meio de um grande projeto de desenvolvimento de um novo switch de rede que promete tornar muito mais baratas a criação e a manutenção de infraestruturas de redes, o que pode se tornar um calcanhar-de-aquiles para a Cisco, a líder desse mercado, avaliado em cerca de US$ 23 bilhões, com mais de 60% de participação, segundo o site Business Insider.

Trata-se do switch modular chamado "6-pack", um dispositivo bem diferente dos demais controladores de switches existentes no mercado, desenvolvido com base um equipamento de rede que o Facebook introduziu no mercado em junho do ano passado, chamado de Wedge.

O Wedge é um hardware bem diferente de outros controladores de switches existentes no mercado, justamente por ser open source. Em vez de possuir processadores, moduladores e firmware produzidos por uma única empresa, todo o sistema pode ser alterado pelos desenvolvedores. Segundo o Facebook, isso faz parte de um grande ideal de desagregação da tecnologia envolvida na infraestrutura de redes.

Com o 6-pack, o Facebook inventou uma maneira de empilhar várias unidades do Wedge juntas. Para expandir a rede, basta adicionar mais módulos à caixa, o que dá à rede maior capacidade para lidar com mais dados. Isso permite que a rede cresça de acordo com as necessidades da empresa. O 6-pack também faz parte de uma nova tendência de rede chamada "networking definida software" (SDN, na sigla em inglês).

O Facebook não vai vender o swith 6-pack, já que ele é parte do projeto de tecnologia Open Compute Project (OCP). Os membros do OCP estão redesenhando todos os tipos de hardware de data centers para torná-los mais rápidos, mais fáceis de corrigir e mais ecológicos. Qualquer um é livre para contribuir com o projeto.

A Cisco tem a sua própria oferta de rede definida por software, o Nexus 9000, que está vendendo bem, segundo a empresa. É um switch mais rápido e potente. Além disso, empresas como HP e Juniper também têm ofertas SDN. Procurada pelo site, a Cisco não quis comentar o assunto, embora no passado ela tenha declarado que não está preocupada com esses tipos de projetos.

Para a fabricante de equipamentos de rede, uma empresa típica não seria potencial usuária desse tipo de hardware já que não tem escala para fazer valer a pena optar por um switch com o 6-pack. Mas as empresas de internet como o próprio Facebook, Microsoft e Rackspace certamente estão interessadas nessa nova maneira de construir redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.