HP atrai vários interessados em comprar sua participação na chinesa H3C Technologies

0

As tensões nas relações entre a China e os EUA estão forçando companhias americanas de tecnologia a se livrar de vários ativos chineses. A HP, que desde o ano passado, está tentando vender a participação majoritária na companhia H3C Technologies, especializada no desenvolvimento e venda de equipamentos e software de rede, já teria recebido pelo menos duas propostas formais: da estatal China Electronics Corp. e da Citic Capital Partners, segundo agência de notíciais internacionais.

A expectativa da HP é concluir um acordo para vender 51% da H3C até o fim de março próximo, segundo fontes. O anúncio da venda também teria atraído o interesse do CDH Investments Fund Management Co. e do braço de investimentos do ICBC International Holdings RT Capital. A H3C está avaliada em cerca de US$ 5 bilhões.

A preferência da HP seria vender o controle do negócio para investidores chineses para facilitar a transação, diante da resistência de Pequim de que grupos estrangeiros detenham o controle de companhias nacionais, disseram as fontes. A China tem incentivado o uso de tecnologia de fornecedores locais, como parte da estratégia que visa expurgar o uso de tecnologia estrangeira por bancos, repartições militares e governamentais até 2020.

A empresa norte-americana manifestou interesse em vender a participação na H3C a um grupo de fundos de chineses, em vez de a uma única companhia, com o propósito de diluiri a ingerência do futuro comprador nas operações do dia a dia.

A China Electronics é a maior empresa de tecnologia da informação estatal do país, com mais de 70 mil funcionários, e fabrica de computadores a chips até equipamentos de telecomunicações, de acordo com seu website. A empresa, cujo site estampa a foto de Mao Tsé-Tung, líder da Revolução Chinesa e fundador da República Popular da China, tem 13 unidades fabris, incluindo China Greatwall Computer Co. Shenzhen e Nanjing Panda Electronics Co.

A HP adquiriu a H3C em 2010 como parte de um acordo para comprar a fabricante de dispositivos de rede 3Com Corp. Anteriormente a H3C era controlada pela 3Com e a fabricante chinesa Huawei Technologies Co., que vendeu sua participação na empresa no início de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.