A Totvs anunciou nesta quarta-feira, 11, a compra de 60% do capital social da Neolog, desenvolvedora de software para o mercado de logística e supply chain management, por R$ 15,547 milhões. A aquisição é parte da estratégia de segmentação da fabricante brasileira de software de gestão empresarial.
Sediada em São Paulo, a Neolog atua no mercado há mais de dez anos fornecendo soluções de gerenciamento de rota e malha logística. Em comunicado, a Totvs diz que as soluções da empresa vão complementar o seu portfólio e são voltadas a clientes dos mais diversos segmentos com necessidades de otimização de seus recursos logísticos.
Com comercialização no modelo SaaS (software como serviço), a Neolog atende clientes de grande porte como Gerdau, Amanco, Whirpool, Magazine Luiza e Votorantim Cimentos. Juntos esses clientes somam mais de R$ 3 bilhões por ano em frete. Sua estrutura conta com mais de 50 funcionários e, em 2014, registrou receita líquida de R$ 9,1 milhões.
"Com esse movimento, a Totvs reforça a sua estratégia de especialização e seu posicionamento no atendimento a toda a cadeia de abastecimento. Combinamos os produtos e o conhecimento especializado da Neolog com a força da nossa capilaridade. Juntas, vamos explorar as oportunidades de otimização de custos e ganhos de eficiência em um setor chave para a economia brasileira", destaca Gilsinei Hansen, vice-presidente de segmentos e sistemas da Totvs.
O contrato prevê o pagamento de um valor variável, o qual deverá ser desembolsado de acordo com o cumprimento de determinadas metas estabelecidas para o Neolog até 30 de junho de 2016. Além disso, está prevista a compra futura pela Totvs da participação societária remanescente, a qual poderá ser executada entre janeiro de 2018 e o mesmo mês de 2020, por um valor baseado em métricas de desempenho da Neolog.