IBM divulga sua previsão "5 em 5"

0

Todo ano a IBM arrisca suas previsões para trazer uma visão tecnológica do futuro e impressionar o mundo com suas revelações. A iniciativa é fruto do trabalho dos laboratórios globais da IBM Research, que resulta na divulgação do "5 in 5", lista com cinco tecnologias que têm fortes chances de mudar a vida das pessoas nos próximos cinco anos:

1) Digital Twin

A duplicação digital na agricultura ajudará a alimentar uma população crescente utilizando menos recursos. A tecnologia de IA conhecida como "digital twin" permite digitalizar todos os aspectos da agricultura, desde a qualidade do solo até o preço final do alimento.

2) Alerta de spoiler

Blockchain, IoT e IA unirão forças para evitar o desperdício de alimentos. Isso porque cada participante da cadeia de suprimento saberá exatamente quanto plantar, encomendar e entregar seu produto, reduzindo o desperdício e tornando os alimentos mais frescos.

3) O mapeamento do microbioma nos protegerá de bactérias ruins

Seremos capazes de utilizar informações referentes a milhões de micróbios para proteger o que comemos graças a uma nova técnica que nos permitirá analisar de forma eficaz a constituição genética dos micróbios, trazendo informações valiosas sobre segurança do que consumimos.

4) Detetives do prato

Dentro de cinco anos, os agricultores, processadores de alimentos e mercearias do mundo – juntamente com  bilhões de cozinheiros domésticos – serão capazes de detectar contaminantes perigosos sem esforço em seus alimentos. Tudo o que precisam é de um celular ou uma bancada com sensores de inteligência artificial. Pesquisadores da IBM estão criando poderosos sensores portáteis de inteligência artificial que podem detectar agentes patogênicos transmitidos por alimentos em qualquer lugar e em qualquer lugar onde possam aparecer. Esses sensores de bactérias móveis poderiam aumentar drasticamente a velocidade de um teste de patógenos de dias para segundos, permitindo que os indivíduos subissem e descessem a cadeia alimentar para detectar a existência de E. coli ou Salmonella prejudiciais antes de se tornar um surto.

5) Reciclagem radical

O processo de descarte do lixo e a criação de novos plásticos será completamente transformado. Todo plástico será reciclável graças a inovações como o VolCat, um processo químico catalítico capaz de sintetizar o poliéster em uma substância que pode ser reutilizada na fabricação de novos produtos.

Quem tiver curiosidade, pode ler nesse link, as previsões feitas em 2008, e ver que elas não ficaram longe da realidade de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.