AES Eletropaulo investe R$ 4 mi em TI para melhor cobrança de contas

0

A AES Eletropaulo vai investir R$ 4 milhões em equipamentos e tecnologias de registro fotográfico, Bluetooth e GPS, que serão utilizados na modernização do processo de cobrança, que vai desde a captura dos dados de consumo de energia até a entrega das contas aos clientes.
Segundo a empresa, todas as informações são integradas com o sistema de faturamento da distribuidora. O projeto começou em janeiro, quando a AES Eletropaulo passou a usr um sistema de registro fotográfico para a leitura do consumo de energia.
O coletor de dados informa ao leiturista, por meio de um aviso sonoro, se os valores que aparecem no medidor estão alinhados com a média de consumo de energia elétrica do cliente. Feito isso, o técnico da concessionária confirma o valor lido e fotografa essas informações, que automaticamente são integradas ao sistema de faturamento da concessionária.
De acordo com Maria Tereza Vellano, diretora de gestão de receita da AES Eletropaulo, esse processo evita erros na coleta de dados dos consumidores, já que o sistema de faturamento bloqueia as faturas que apresentam valores acima ou abaixo da média de consumo da instalação até que seja realizada uma análise do caso. "Já percebemos maior agilidade na captura de dados e emissão das faturas. Essa solução também evitará, por exemplo, o envio de contas faturadas com base no consumo médio", afirmou Maria Tereza.
A distribuidora informa que neste mês também iniciou testes para a leitura remota do consumo de energia, para o qual adquiriu 300 equipamentos com tecnologia Bluetooth, que funcionam acoplados aos medidores dos clientes e permitem que a leitura seja realizada com até 15 metros de distância. A AES Eletropaulo diz que está avaliando o nível de interferências de sinais de rua nessa comunicação e, a partir de junho, pretende aumentar o número de clientes que serão beneficiados com a tecnologia.
A distribuidora também adianta que ainda neste semestre entrará em funcionamento um controle de faturas por GPS (sistema de posicionamento global). Segundo a empresa, esse sistema registrará dia, hora e local em que foi entregue a conta de energia ao cliente. "Com o equipamento é possível saber a posição geográfica do entregador, que é transmitida via satélite para a AES Eletropaulo", diz a diretora de gestão da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.